O Ministério da Defesa da China anunciou exercícios navais conjuntos com a participação do Irã e da Rússia. As manobras estão programadas para ocorrer no Golfo de Omã no período de 15 a 19 de março.
“Pelos acordos das forças armadas da Rússia, China, Irã e outros países, as forças navais da China, Irã, Rússia e outros países realizarão exercícios navais conjuntos. A operação é chamada de ‘Cinturão de Segurança Marítima 2023’ no Golfo de Omã, revelou o ministério.
Antes do início dos exercícios, Teerã alertou todas as forças estrangeiras para manter distância da área das manobras. Ao mesmo tempo, de acordo com oficiais militares iranianos, no primeiro dia dos exercícios, o Exército do Irã promoverá várias atividades concentradas de olho em aeronaves não tripuladas dos EUA que aparentemente estavam coletando informações sobre os exercícios.
O exército do país usou o submarino de classe Fateh (conquistador) produzido domesticamente pela primeira vez. O submarino, que ingressou na Marinha em Bandar Abbas em 2019, realizou reconhecimentos e patrulhas operacionais na zona geral das manobras.