Notibras

Russos criam tratamento para tumores usando nanopartículas

As nanopartículas – pequenas partículas de matéria que têm entre 1 e 100 nanômetros de diâmetro e são indetectáveis ​​pelo olho humano – têm sido apresentadas como uma forma de encapsular ingredientes farmacêuticos ativos usados ​​no tratamento do câncer.

Esse avanço vem com a notícia de que cientistas russos da National Research Technological University (NITU) MISiS e da Nikolay Pirogov Russian National Research Medical University têm desenvolvido uma nova abordagem para o tratamento de certos tipos de câncer.

De acordo com um estudo publicado na revista Pharmaceutics , a nova abordagem baseia-se na utilização de nanopartículas que entregam uma substância médica ativa, como a quimioterapia, diretamente no tumor. Como eles não liberam o medicamento até atingir o interior de uma célula tumoral, isso evita que os medicamentos danifiquem os tecidos saudáveis ​​ao redor do tumor.

Segundo Timur Nizamov, pesquisador júnior do Laboratório de Nanomateriais Magnéticos Multifuncionais, as propriedades magnéticas dessas nanopartículas aumentam a possibilidade de sua entrega direta à zona tumoral por meio do controle de campos magnéticos.

No futuro, segundo Nizamov, o desenvolvimento dessa tecnologia permitirá criar o que ele chamou de “arma de alta precisão ” contra tumores malignos, operando segundo o princípio “disparar e esquecer”.

Sair da versão mobile