Os russos entraram na Ucrânia arrastando tudo o que tinha pela frente. E não foi por falta de aviso. O que se vê agora é que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou 80% das tropas que ele reuniu em posição de lançar uma invasão em grande escala na Ucrânia. Foi o que disse em Washington uma autoridade de defesa dos Estados Unidos. “Ele está tão preparado (para uma guerra em grande escala) quanto poderia estar”, acrescentou ao falar a repórteres sob condição de anonimato.
As declarações anteviram a sensação de iminência de um ataque militar russo, desafiando qualquer percepção de que Washington esperava que Putin parasse depois de reconhecer a independência de duas regiões rebeldes apoiadas por Moscou nesta semana.
“Eles avançaram em sua preparação a um ponto em que estão literalmente prontos para agir agora, se receberem a ordem”, disse a fonte, sem fornecer evidências para apoiar a afirmação.
Posições
Os Estados Unidos avaliam que mais de 150 mil soldados russos estão marchando sobre a Ucrânia. A autoridade de alto escalão dos EUA afirmou que as tropas russas ocuparam com antecedência posições preparadas, algumas a menos de cinco quilômetros da fronteira com a Ucrânia.
As forças russas são em grande parte tropas baseadas em terra, incluindo mais de 120 batalhões de grupos táticos. Mas Putin também deslocou mais de duas dúzias de navios de guerra no Mar Negro, incluindo navios de desembarque com fuzileiros navais a bordo, e conta com forças significativas de artilharia e mísseis, segundo a autoridade.
Até o momento, os militares russos reuniram quase 100% das forças que os Estados Unidos previam que mobilizariam para um ataque em larga escala, afirmou a fonte.