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Ruy Ohtake desenvolve linha de produtos inspirada em ovos

Foto/Divulgação

Trata-se do primeiro produto criado pelo arquiteto Ruy Ohtake para uma empresa do segmento cerâmico. É, igualmente, a única linha já desenhada por um profissional brasileiro para uma das gigantes do setor, a espanhola Roca.

Ao todo, são quatro modelos de cubas, sendo três delas de apoio e uma de sobrepor, produzidas em cinco cores selecionadas por seu criador, que parecem traduzir o senso comum de que o mais difícil é fazer as coisas da forma mais simples.

“Gosto muito do elemento curvo. O olhar para uma curva é imprevisível, podemos ter várias percepções”, que, partindo da forma de um ovo, conseguiu reproduzir nos objetos os traços marcantes de sua respeitada e extensa carreira arquitetônica.

Veja o que diz o arquiteto nesta rápida entrevista.

Por que a escolha do ovo?

O ovo é um elemento natural de uma qualidade excepcional. A rigidez e a dureza dele como um todo é uma coisa realmente impressionante, se considerarmos a finura de sua casca. Aí, eu resolvi colocar esse desafio também para a Roca. Ou seja, reproduzir aquela coisa fina, o que a tecnologia já permite, mas aplicada em uma situação muito diferenciada. No caso, reproduzindo um desenho curvo.

É a sua primeira louça cerâmica. Como se deu o processo e o que mais o atraiu?

Parti da observação atenta do objeto e da natureza moldável da água. A água dentro do lavatório fica no nível plano. Assim, resolvi desenhar um lavatório ondulado para acentuar o contraste com a superfície da água. No processo, me impressionou a tecnologia oferecida pela Roca, capaz de criar uma cerâmica extremamente fina, com apenas 3 mm de espessura. Me agrada ver os avanços tecnológicos viabilizando formas ousadas.

Como o presente projeto se alinha à sua produção como arquiteto?

Em todos os meus trabalhos, seja o desenho de uma cuba, de uma cadeira ou de um edifício como o do hotel Unique ou o do Instituto Tomie Ohtake, meu principal interesse é promover o diálogo entre a geometria e a natureza. A natureza com as suas curvas irreverentes, mais fortes ou mais leves, e, ao lado dela, a geometria, com toda a sua precisão. Essa conjugação é um desafio que eu gosto muito de me colocar e que está claramente presente nesta coleção. Até por isso, me deu tanto prazer de realizar.

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