Quem tem um bichinho de estimação em casa sabe como eles fazem bem. Mas o que poucos sabem é que esse bem-estar que eles proporcionam ajuda até mesmo a prevenir doenças. Sim, os pets podem, de forma indireta, te ajudar a ter uma boa saúde.
Veja abaixo o porquê:
Prevenção de ansiedade
Uma mudança de hábito que acontece quando você começa a viver com um bicho de estimação é que você precisa ter uma rotina melhor definida para cuidar dele. Levar para passear, dar comida, e levar no veterinário são cuidados básicos que todo dono deve dar. Ao adaptar a rotina às necessidades do pet, a ansiedade dá lugar a um controle do tempo mais organizado, o que beneficia muito o dono.
Menos estresse
O estresse também é combatido com um pet em casa. Isso acontece, pois, ao brincar com o bicho, o organismo libera mais serotonina e dopamina, hormônios que ajudam a relaxar e, consequentemente, diminuir o estresse.
Combate à depressão
Um dos motivos que mais levam à depressão é a solidão. Levando isso em conta, diversos estudos constataram que ter um animal como companhia diminui a solidão e, consequentemente, as chances da pessoa ter um caso de depressão. E, independente de pesquisas científicas, quem tem bicho em casa sabe como o dia fica mais alegre.
Diminui o risco de alergia em crianças
Alguns pais não querem bichos em casa por medo das crianças terem algum tipo de alergia por causa do pelo. Mas, na verdade, o que alguns estudos indicam é exatamente o contrário. As crianças que convivem diariamente com animais acabam desenvolvendo um sistema imunológico mais forte, o que diminui o risco de ter alergia.
Faz bem para o coração
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cuidar de um pet ajuda a reduzir a pressão sanguínea, além de abaixar o nível de colesterol e triglicérides. Dessa forma, também previne contra doenças cardiovasculares.
Combate ao sedentarismo
Quem tem cachorro em casa sabe como ele fica quando não sai para passear. Dessa forma, você tem a necessidade de sair sempre para passear com ele, o que ajuda a combater um estilo de vida sedentário.