Notibras

Salário de janeiro dos professores causa mal-estar na transição

Um abacaxi para ser descascado pelo governador eleito Rodrigo Rollemberg: caso não haja um entendimento prévio com os integrantes da equipe de transição do governo, os professores ficarão sem receber, no começo de janeiro o salário de dezembro.

Na última quinta-feira, Rollemberg havia declarado que seria inevitável usar dinheiro do orçamento de 2015 para pagar, em 5 de janeiro, os salários dos professores da rede pública referentes a dezembro deste ano — mais a antecipação de férias e o abono.

Segundo o secretário adjunto da pasta, Jacy Braga, de fato, o próximo ocupante do Palácio do Buriti fará o pagamento com recursos de 2015. Ele justificou, porém, que isso acontece há 30 anos e que é comum os governos herdarem a folha de pagamento referente a dezembro do ano anterior. O que não foi suficiente para evitar troca de acusações entre os dois lados.

A equipe de transição de Rollemberg se reuniu com representantes do Sindicato dos Professores e com responsáveis pela pasta. Caso não sejam reservados recursos em caixa para este fim, a Lei de Responsabilidade Fiscal terá sido violada, afirmam membros do futuro governo.

Segundo a equipe de Rollemberg, a transição tem a obrigação de estabelecer e levantar os riscos deixados pela atual gestão e que o socialista apenas manifestou a preocupação de não haver o valor previsto disponível quando assumir o mandato.

Sair da versão mobile