Notibras

Salários da Saúde serão pagos nesta sexta; já a Educação, na 4a feira

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, afirmou nesta quinta-feira (8) que os salários de dezembro dos servidores da saúde serão depositados nesta sexta (9) e devem estar disponíveis no sábado (10) nas contas dos trabalhadores. Segundo o chefe do Executivo, os salários de dezembro dos funcionários da educação serão pagos na próxima quarta-feira (14).

Benefícios atrasados e salários de outras categorias não foram mencionados. O mesmo vale para salários de dezembro, 13º e férias para profissionais de empresas terceirizadas. O chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, voltou a afirmar que o governo está “se esforçando” para encontrar alternativas e quitar os débitos.

Segundo Rollemberg, os R$ 600 milhões usados para pagar a saúde virão da parcela do Fundo Constitucional do DF, que deve ser depositada pela União nesta quinta (8). O montante destinado à folha de pagamento da segurança pública, que é repassado diretamente pelo Tesouro Nacional, foi depositado pela manhã, ainda de acordo com o chefe do Buriti.

“O saldo da conta corrente hoje é de R$ 39,58 milhões. O restante do Fundo Constitucional é insuficiente para pagar a totalidade das áreas de saúde e educação. Tivemos que fazer uma escolha difícil. Em função da urgência da área, amanhã estaremos fazendo o pagamento da parte da saúde”, declarou Rollemberg.

Já o pagamento dos servidores da educação terá de ser complementado com arrecadação de impostos. No dia 14, o GDF espera reforçar o caixa com contribuições da indústria e com o recolhimento da substituição tributária. Com esse dinheiro, segundo Rollemberg, seria possível pagar o salário de dezembro dos professores e servidores, mas não os benefícios que também estão pendentes.

Sair da versão mobile