Santa Cruz afoga Botafogo no Rio com 3 a 0 e frustra a festa do título antecipado
Publicado
emA expectativa era de festa, com possibilidade de título nesta 36.ª rodada e casa praticamente cheia no estádio do Engenhão. Mas a derrota sofrida pelo Botafogo para o Santa Cruz por 3 a 0, neste sábado, no Rio, não só frustrou a torcida e adiou a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, como também pode fazer com que a taça não vá para a galeria de troféus de General Severiano.
O time ainda é o líder da competição, com 68 pontos, mas é seguido pelo América-MG, adversário na última rodada. A torcida não aceitou a derrota e protestou contra a equipe pedindo jogadores para 2016. Algoz da tarde, o Santa Cruz se consolidou na quarta posição, com 61 pontos, e está bem próximo de garantir o acesso à elite do futebol nacional.
Apesar do resultado elástico ser surpreendente, o início de jogo já deixou bem claro como seria o jogo. Sedento pela vitória, o Santa Cruz fez uma marcação bem avançada e ameaçou o goleiro Helton Leite em duas oportunidades, com Luisinho e Daniel Costa, e ainda saiu na bronca por um pênalti não marcado em Vitor.
O único bom momento alvinegro foi após a pausa para reidratação dos jogadores, aos 27 minutos. No reinício de jogo, o time respondeu com Diego Jardel, em chute que parou em Danny Morais, e depois com Neilton, que soltou um chute despretensioso e quase marcou o gol.
Mesmo assim, a torcida ainda estava furiosa, principalmente com Camacho, substituído no intervalo. A mudança não surtiu efeito, com o Santa Cruz ainda melhor em campo e com chance de gol no primeiro minuto, com Grafite, em excelente defesa de Helton Leite. Aos cinco, o gol. Contra-ataque rápido com Luisinho, que abriu com o experiente atacante, impedido, ajeitar para Lelê empurrar o gol: 1 a 0.
O gol desmoronou o time alvinegro, que ainda sofreu mais dois gols. Aos 22 minutos, novo contra-ataque e gol. Luisinho saiu rápido e só rolou para Grafite completar: 2 a 0. Aos 30, o último golpe. Allan cruzou na medida para Bruno Moraes desviar e fechar a importante vitória pernambucana no Rio.