A torcida alviverde encheu o Pacaembu neste domingo para ver o Palmeiras encarar o seu desafio mais duro na arrancada contra o rebaixamento à segunda divisão nacional. O adversário era o forte Santos, que vinha motivado por uma goleada de 5 a 0 no Botafogo, pela Copa do Brasil, aplicada naquele mesmo Pacaembu.
O time alviverde jogou bem e chegou a ser dominante no primeiro tempo. Entretanto, a equipe alvinegra foi mais eficiente, marcou dois gols pouco antes do intervalo e definitivamente freou a boa fase palmeirense no Campeonato Brasileiro: venceu por 3 a 1 e decretou a primeira derrota do rival paulista após três triunfos consecutivos.
O Santos matou a partida em um intervalo de três minutos (entre os 38min e os 41min do primeiro tempo). O Palmeiras era imensamente superior em campo e contava com boa atuação do aniversariante Valdivia, até que viu o seu lateral direito falhar duas vezes e permitir o triunfo alvinegro. Primeiro, Lucas Lima aproveitou espaço nas costas de João Pedro e deixou Geuvânio frente a frente com Fernando Prass para abrir o placar.
Depois, o mesmo Lucas Lima observou nova desatenção do jovem de 17 anos, cobrou falta rapidamente para Mena, e o chileno cruzou para Gabriel ampliar. No segundo tempo, o mesmo Gabriel ainda fez o terceiro, e Henrique descontou para o Palmeiras.
Com o tropeço, o time palmeirense caiu da 12ª para a 14ª colocação. Porém, até que o Botafogo entre em campo para enfrentar o Sport, às 18h30 (de Brasília), a vantagem para a zona do rebaixamento seguirá igual à da última rodada (quatro pontos) – se o time carioca triunfar, a distância será de somente três tentos. Por sua vez, o Santos permaneceu no sétimo posto, mas agora com 45 pontos – a cinco do G-4. Na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), a equipe alviverde visita o líder Cruzeiro, no Mineirão. Já o time santista recebe, às 22h, o Fluminense, na Vila Belmiro.