O Santos é o campeão paulista de 2015. Em um jogo eletrizante na Vila Belmiro, o alvinegro derrotou o Palmeiras por 2 a 1 e levou a melhor na disputa por pênaltis, com vitória por 4 a 2.
No duelo entre Valdivia e Robinho, ambos tiverem seus momentos e deram assistências para gols. O santista ainda infernizou a defesa adversária com dribles. O Palmeiras começou mal a partida, dando muitos espaços e chegando pouco ao ataque. Depois, cresceu no intervalo, mas jogou os minutos finais na defesa, com um jogador a menos. Na disputa por pênaltis, prevaleceu a força santista.
De volta ao Santos pela terceira vez, Robinho foi o grande nome da campanha e também na final da Vila Belmiro. Ele deu assistência para o gol marcado por David Braz. Ricardo Oliveira, artilheiro da competição, anotou o segundo. Lucas diminuiu para o Palmeiras, que vacilou nos pênaltis.
A conquista coroa uma campanha surpreendente, de uma equipe que não era apontada como favorita. Apesar dos muitos problemas financeiros que assolam o a Vila, o Santos deu a volta por cima e conseguiu levantar o troféu pela quarta vez em seis anos. Agora, são 21 títulos estaduais dos santistas.
O primeiro tempo começou quente, com Robinho assustando o Palmeiras logo aos três minutos: o atacante recebeu de Victor Ferraz na área a bateu cruzado; Fernando Prass espalmou. Quente também estavam os ânimos: em menos de dez minutos, Valdivia e Dudu já tinham recebido cartão amarelo por entradas duras. Ricardo Oliveira, pouco depois, teve outra chance, mas o chute passou à direita do gol alviverde. Pressão do Santos.
Um desentendimento entre Dudu e Geuvânio causou a expulsão dos dois – o árbitro Guilherme Ceretta de Lima foi rigoroso. Depois de um primeiro tempo horrível, o Palmeiras foi para o vestiário correndo sério risco de perder o título.
Para tentar evitar o desastre, Oswaldo de Oliveira lançou Cleiton Xavier na segunda etapa. As coisas melhoraram um pouco: Rafael Marques, de cabeça, forçou Vladimir a uma grande defesa. Zé Roberto, em um bonito chute de longe, voltou a fazer o goleiro trabalhar.
A pequena pressão deu resultado, e aos 19 minutos, Lucas aproveitou um bonito passe de Valdivia, cortou para o meio dentro da área e diminuiu.2 a 1, placar que levaria a partida para os pênaltis. O alviverde ainda teve Victor Ramos expulso no finalzinho da partida e um gol de Amaral, impedido, bem anulado.