Contratado no segundo semestre do ano passado, Michel Bastos precisou de poucos meses para se tornar imprescindível no São Paulo. O status do polivalente jogador chegou a ponto de ele ter sido escolhido pelo técnico Muricy Ramalho para ocupar o espaço de Kaká, que foi para o Orlando City. Neste domingo (1), na primeira partida oficial da equipe tricolor na temporada, Bastos justificou isso. Com um gol e uma assistência, ele foi decisivo para uma vitória por 3 a 1 sobre o Penapolense na rodada inicial do Campeonato Paulista.
O São Paulo tentou marcar no campo ofensivo e até ficou mais com a bola no início do confronto, mas era menos incisivo do que o Penapolense. Até por isso, chamou atenção a finalização de Michel Bastos, que arricou de fora da área aos 13min, acertou o canto esquerdo de Leandro Santos e abriu o placar. “Esse é um dos meus pontos fortes, e eu tive a felicidade de acertara um grande chute”, avaliou o camisa 7.
O gol parecia a confirmação da proposta do São Paulo, que seguiu com mais domínio da bola. No entanto, o chute de Michel Bastos não mudou nada no panorama da partida – o Penapolense seguiu com espaços demais, sobretudo às costas dos laterais tricolores. No fim do primeiro tempo, o time da casa somava seis finalizações contra apenas uma da equipe do Morumbi.
“Time grande é assim: se você não mata quando tem chance, eles vão lá e concretizam”, lamentou Diego Rosa, atacante do Penapolense. “Nós até tivemos espaços demais, mas não soubemos usar”, corroborou o técnico Narciso.
Logo no início do segundo tempo, Crislan perdeu mais uma chance para o Penapolense. E aí, aos 2min, o São Paulo ratificou o que havia acontecido na etapa inicial. Michel Bastos lançou Luis Fabiano, que deu um toque para se livrar do zagueiro e finalizou de pé esquerdo para as redes. No terceiro chute certo, o time do Morumbi chegou a 2 a 0.
O gol de Luis Fabiano permitiu que o São Paulo reduzisse o ritmo do jogo e tentasse trocar passes lateralmente. E o Penapolense aproveitou para diminuir aos 32min, quando Dimba chutou cruzado da direita e Crislan desviou para as redes. Aos 42min, porém, Reinaldo foi à linha de fundo, bateu cruzado e contou com um desvio de um defensor para impedir que a reação dos mandantes continuasse.