Uma expulsão tola e um gol contra infantil atrapalharam o plano do São Paulo de neste domingo manter uma vantagem tranquila na liderança do Campeonato Brasileiro. O time acabou minado por esses contratempos e, no estádio do Morumbi, empatou em 1 a 1 com o Fluminense. O resultado, diante das adversidades enfrentadas, não foi de todo ruim, com a equipe conseguindo ao menos evitar a derrota.
Os erros são-paulinos não deixaram o time chegar à nona vitória no Morumbi neste Brasileirão. Com Diego Souza expulso no primeiro tempo e um gol contra no começo da etapa final, a equipe encontrou dificuldades imprevistas. O ponto do empate acabou valendo até como salvação para não deixar os adversários se aproximarem tanto.
O líder e melhor mandante do Campeonato Brasileiro começou o jogo acuado. Apesar de tentar pressionar, o São Paulo viu o adversário utilizar a arma que a equipe do Morumbi tanto gosta: o contra-ataque. O Fluminense forçou bastante o jogo pelo lado esquerdo, em cima de Bruno Peres. Na principal tentativa, chegou com perigo e acertou o travessão em chute de Jadson.
O São Paulo se mostrou dependente de jogadas aéreas a ponto de investir pesado em cobranças de lateral em direção à área. A pouca criatividade e a dificuldade para atacar pioraram aos 33 minutos, quando Diego Souza deixou o cotovelo em Léo e foi expulso. Vermelho direto para uma disputa de bola no meio-campo em que não havia necessidade para o são-paulino ter essa conduta agressiva.
O primeiro colocado se viu no segundo tempo diante de outro desafiado criado pelas próprias falhas. O técnico Diego Aguirre havia acabado de colocar o atacante Tréllez para tentar pressionar quando um lançamento longo e inofensivo do Fluminense terminou em gol contra, aos oito minutos. O zagueiro Anderson Martins cabeceou para recuar, mas como o goleiro Sidão saía para fazer a defesa, a bola entrou lentamente no gol.
A previsão de tarde tranquila no domingo ensolarado deu lugar a um jogo tenso. A torcida vaiou Sidão e demonstrava impaciência com a dificuldade do time para reagir. Quando a situação parecia negativa, um lance de superação de Régis mudou tudo. O lateral, que passou um mês afastado do time e teve o contrato suspenso para resolver problemas pessoais, recuperou uma bola perdida e cruzou para Tréllez empatar aos 26 minutos.
Mesmo com dez em campo, o empate era um resultado incômodo para o São Paulo. O time se esforçou a tentar a virada. Para o Fluminense, o placar também não era satisfatório. A equipe se viu com a obrigação de tirar proveito da vantagem numérica e voltou a insistir. A equipe carioca quase fez o segundo nos minutos finais, em chute na trave dado por Matheus Alessandro e em uma incrível chance perdida por Ibañez.
Líder do Brasileirão com 46 pontos, o São Paulo vai visitar o Atlético Mineiro, quarta-feira, no Independência, pela 23ª rodada do Brasileirão. No dia seguinte, o Fluminense receberá o Vitória, no Maracanã. O time carioca é o 11º colocado, com 27 pontos.