Gonçalo Junior
O zagueiro Maicon salvou o São Paulo aos 45 minutos do segundo tempo e definiu a virada por 2 a 1 sobre o Oeste, neste sábado, na volta ao estádio do Morumbi, na capital, pela 14.ª e penúltima rodada do Campeonato Paulista. Foi o terceiro jogo em que o time consegue um tento no final do jogo – os outros foram diante do Linense e Botafogo.
O gol de centroavante, feito com oportunismo e presença de área, representou a redenção do defensor dentro do jogo. Ele havia perdido um pênalti sofrido pelo atacante argentino Calleri no segundo tempo, quando o jogo estava empatado por 1 a 1. Detalhe: dos seis últimos pênaltis que o São Paulo teve a seu favor, cinco foram desperdiçados.
O gol deixou o time em uma situação confortável no Paulistão. Se a Ferroviária, que tem 16 pontos, não vencer o Botafogo neste domingo, em Araraquara (SP), o São Paulo, que chegou aos 22, já estará classificado. O Oeste é o segundo time rebaixado – o primeiro é o Rio Claro.
Maicon vem ganhando espaço rapidamente. Neste sábado, ele tomou a iniciativa de cobrar o pênalti contrariando a ordem do técnico argentino Edgardo Bauza, que havia definido Paulo Henrique Ganso como cobrador oficial.
O retorno ao Morumbi depois de quatro meses de reforma não significou uma renovação na postura e no padrão do São Paulo, mudança profetizada por muitos jogadores. O novo gramado, as medidas padrão Fifa e as traves com as cores do clube foram apenas uma nova moldura para as atuações irregulares e pouco inspiradas da temporada. A equipe voltou a mostrar lentidão, falta de conjunto e poucas finalizações.
Edgardo Bauza também cometeu erros, como escalar dois volantes de marcação em casa diante de um rival interior tecnicamente. Mesmo tão preocupado com a defesa, o São Paulo permitiu que o time de Itápolis (SP) abrisse o placar no único ataque do primeiro tempo. Foi com Cristiano, aos 43 minutos.
No segundo tempo, o São Paulo melhorou por causa da aproximação dos meias e atacantes de velocidade. Os dois gols, no entanto, saíram com toques quase involuntários. Hudson encobriu o goleiro, aos 10 minutos, sem querer e Maicon resolveu sem jeito aos 45.