Satélite japonês tenta desvendar no próximo verão os mistérios do Universo
Publicado
emO Japão lançou na quarta-feira (17) ao espaço, com sucesso, o satélite astronômico Astro-H, projetado para observar os raios-X emanados por buracos negros e agrupamentos de galáxias.
O satélite foi lançado a bordo de um foguete H-2A às 17h45 local (6h45, em Brasília) desde a estação espacial situada na ilha de Tanegashima, na Prefeitura de Kagoshima (sudoeste do país).
O lançamento estava originalmente previsto para 12 de fevereiro, mas teve que ser cancelado devido às más condições meteorológicas.
Com este são 24 lançamentos bem-sucedidos consecutivos do H2-A, desenvolvido pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e a Mitsubishi Heavy Industries.
O Astro-H tem cerca de 14 metros de comprimento e pesa 2,7 toneladas, o que o transforma no satélite mais pesado lançado até agora pelo Japão.
O dispositivo, fabricado pela JAXA, Nasa e outras instituições, orbitará a cerca de 580 quilômetros de altura e observará buracos negros e agrupamentos galáticos distantes através de seus detectores de raios gama e quatro telescópios de raios-X.
Entre estes destaca-se o “Microcalorímetro de raios X”, um instrumento de última geração que ostenta o maior espectro para observar raios X no espaço projetado até o momento.
Os cientistas esperam começar a obter dados a grande escala a partir do próximo verão.