Anéis de Schrödinger
Saturno perderá sua famosa característica duas vezes em 2025
Publicado
emO desaparecimento será puramente óptico, mas acontecerá, embora os anéis de Saturno não se destinem a lugar nenhum fora da sua órbita. Porém, eles sumirão por completo para observadores na Terra duas vezes em 2025 — uma vez na primavera e novamente no outono. É o que anuncia o físico Stas Korotkiy, diretor científico do Observatório Ka-Dar.
“A cada 15 anos, ou duas vezes durante o período orbital de Saturno (que dura 30 anos terrestres), os anéis do planeta parecem desaparecer. Isso acontece porque os observadores da Terra se alinham com o mesmo plano dos anéis de Saturno, fazendo com que eles pareçam de lado”, explicou Korotkiy.
“Os anéis são extremamente finos — apenas cerca de 30 metros de espessura — e a distância da Terra a Saturno é de mais de um bilhão de quilômetros. Como resultado, os anéis essencialmente desaparecem da vista, mesmo através dos maiores telescópios. Em 2025, esse fenômeno ocorrerá, com certeza, mas Saturno não perderá seus famosos anéis”, acrescentou.
Os desaparecimentos pareados acontecerão com oito meses de intervalo: em 23 de março e 26 de novembro. No entanto, o evento da primavera não será visível da Terra devido à interferência do Sol. O desaparecimento do outono, por outro lado, oferecerá boas condições de visibilidade. Observadores usando telescópios com forte ampliação poderão testemunhar esse raro alinhamento.