Notibras

Saúde inclui meninas de 9 anos na campanha contra o HPV

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal lançou nesta terça-feira (3), a campanha de vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano, em tradução do inglês), principal responsável pelo câncer de colo do útero. Todas as unidades básicas de saúde do DF estão aptas a realizar a imunização, que vai ser feita em três etapas. A primeira dose já pode ser aplicada. A segunda será dada a partir de setembro e a última, daqui a cinco anos.

Diferentemente do ano passado, quando a Secretaria de Saúde vacinou meninas de 10 a 13 anos, o foco, desta vez, são as cerca de 21 mil garotas de 9 anos no DF. “A vacinação é uma das maneiras de prevenir o câncer. O quanto antes for iniciado esse processo, maiores são as chances de combate à doença”, explicou a gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria de Saúde, Cristina Segatto. “Mulheres adultas devem recorrer à vacinação na rede particular e realizar periodicamente o exame de Papa Nicolau.”

O Ministério da Saúde disponibilizou 45 mil doses para o Distrito Federal. Ao longo deste mês, os pais devem se encaminhar com as meninas à unidade de saúde da rede pública mais próxima da residência, portando o cartão de vacinação e um documento de identificação da criança, para a aplicação da primeira dose. Em setembro, o processo deve ser repetido na segunda etapa.

Cristina Segatto reforça que não adianta tomar apenas a primeira dose. “Não tem eficácia. É fundamental cumprir todo o cronograma proposto.” Ela destaca também a necessidade de se dar um intervalo de seis meses entre a primeira e a segunda imunização.

Além das meninas de 9 anos, entram na campanha aquelas que participaram da mobilização do ano passado, mas não terminaram o ciclo. A vacina combate quatro vírus que causam o câncer. Em um segundo momento, ainda sem data definida, mulheres com HIV formarão mais um grupo apto a receber as doses.

O Distrito Federal é pioneiro na vacinação contra o HPV na rede pública. Desde 2013, a unidade da Federação trabalha imunizando as jovens e fazendo campanhas de sensibilização.

Para reforçar a campanha de vacinação deste ano, a Secretaria de Saúde pediu a colaboração da Secretaria de Educação e dos conselhos tutelares. Cartazes e panfletos serão encaminhados a escolas das redes pública e particular e a unidades do conselho em todo o DF.

Ádamo Araujo, Agência Brasília

Sair da versão mobile