Promessas de ano-novo
Se quer ser saudável, fuja desses alimentos em 2018
Publicado
emAutor/Imagem:
Ana Paula Scinocca
Como já é tradição, atendendo a pedido de leitores, preparamos uma lista de alimentos que não devem seguir no seu cardápio no ano novo que se aproxima. Em 2017, a missão de elaborar o top 10 do que deve ser riscado da alimentação coube à Ana Luisa Vilela, médica nutróloga de São Paulo.
Confira a lista e boas festas!
- Embutidos e defumados: São ricos em sais e gorduras e podem induzir doenças no trato gastrointestinal se consumidos em excesso;
- Sal de adição: Colabora na retenção de líquidos e é o inimigo de quem tem pressão alta e problemas cardíacos;
- Corantes sintéticos: São normalmente encontrados em alimentos com pigmento forte industrializados como balas e sucos em pó. Podem causar alergias graves;
- Frituras em óleo: O óleo oxidado usado em frituras é um veneno para nosso colesterol, aumentando muito o risco de distúrbios cardiovasculares;
- Salsicha: É um alimento rico em gorduras, corantes e possui baixa qualidade. Se for consumir, dê preferência então para as salsichas artesanais com alimentos selecionados;
- Biscoitos industrializados, margarina e sanduíches fast food: São ricos em gorduras e carnes processadas. Além de muito calóricos estimulam o comer rápido, pois são macios, deixando o ato de mastigar em segundo plano.
Os biscoitos são recheados com recheios artificiais ricos em gorduras açúcares e corantes e você nunca come um só, o que aumenta ainda mais a ingestão de gorduras ruins e calorias, e induz as crianças a só comerem besteiras, deixando de lado os bons alimentos como frutas e legumes; - Macarrão instantâneo: É um alimento que já vem industrializado, rico em sal, gorduras e calorias e com baixa ingestão de nutrientes. São famosos por serem uma opção barata e rápida, porém pouco saudável.
- Açúcar branco: Além de serem calorias vazias, engorda e aumenta o risco de diabetes quando consumidos em grande quantidade.
- Balas e Marshmallow: Ricos em gorduras, aumentam o ganho de peso e são calorias sem nenhum nutriente. Também pioram a qualidade dos dentes.
- Gordura visível em carnes de origem animal: Mesmo sabendo a delícia que é um torresmo ou aquela gordurinha da picanha, ou a pele crocante do frango, todas são maléficas para a saúde. É melhor investir em carnes magras como filé de frango ou peixes e sempre tirar aquelas gordurinhas visíveis. Esses excessos prejudicam o bom funcionamento do coração.
Tags:
Comentar
Publicidade
Publicidade