Notibras

Secretaria de São Gonçalo monta força-tarefa após chuva forte

A secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de São Gonçalo montou uma força-tarefa na quarta-feira (28) para agir em vários bairros da cidade atingidos pela chuva forte desta madrugada. Homens e máquinas dos departamentos de conservação de obras foram deslocados para os bairros do Colubandê, Boa Vista, Alcântara, Vila Lage, entre outros, para realizar serviços de limpeza de bueiros e da rede de agua pluvial. Equipes do departamento de Limpeza Urbana também intensificaram o serviço em algumas regiões.

Na Rua José Mendonça de Campos, no Colubandê, a secretaria de Infraestrutura, com apoio de três máquinas Vacol, realizou a limpeza de bueiros. “Com a forte chuva desta noite tivemos problemas em vários pontos da via. O trabalho vinha sendo realizado há cerca de duas semanas, mas hoje estamos intensificando a ação devido o alagamento de algumas casas e comércios”, explicou o secretário de Infraestrutura, Francisco Rangel.

Com uma rede de drenagem obsoleta, a Rua José Mendonça de Campos teve vários pontos de alagamentos. “A prefeitura conseguiu resolver alguns problemas crônicos da rua. Mas precisamos com urgência de obras de drenagem. Os bueiros não suportam mais a grande quantidade de água”, informou a moradora Marli Dias, de 37 anos.
Na Rua Joaquim de Oliveira, principal via de acesso do bairro Boa Vista, também registrou vários pontos de alagamentos. Equipes dos Departamentos de Conservação de Obras (DCOs) da prefeitura conseguiram desobstruir as redes de esgoto e água pluvial. “Tínhamos um problema crônico aqui, mas agora a prefeitura conseguiu resolver com a Vacol”, informou o comerciante Armando Mendes.

O secretário de Infraestrutura e Urbanismo acompanhou todas as operações de perto. “Há dois meses começamos a limpar os rios que cortam a cidade. Este serviço será intensificado a partir da próxima semana, quando colocaremos em funcionamento mais duas dragas. Na mesma época demos início ainda à operação de limpeza de bueiros e galerias de águas pluviais. Em alguns bairros tivemos uma boa resposta: a água fluiu normalmente”, informou. .
São Gonçalo também registrou grandes pontos de alagamento nos bairros de Itaúna, Jardim Catarina, Boaçu, Neves, Vila Lage e Luiz Caçador. A Defesa Civil da cidade atende através dos telefones 2601-0199 e 3262-3600 e a secretaria de Infraestrutura pelo número 2199-6477.

Sair da versão mobile