O secretário estadual de Transporte, Carlos Roberto Osório, afirmou nesta quinta-feira (16) que os contratos com as empresas responsáveis pelo setor no Rio de Janeiro devem ser revisados. De acordo com o Extra, o primeiro, que já está sendo avaliado, é o das barcas, que foi assinado em 1998. Segundo Osório, a equipe tem 90 dias para apresentar os pontos que precisam ser revistos no contrato com as Barcas. A ideia é aumentar as exigências para uma boa prestação dos serviços e também apertar e agilizar as sanções por descumprimentos contratuais.
– Temos que avaliar se esses contratos dão ao Estado mecanismos necessários para a melhoria da prestação de serviço. Por isso, estamos fazendo revisão do mais antigo, o das barcas, que é de 98. A barca está em situação de desequilíbrio – afirmou o secretário estadual.
A informação foi dada por Osório após uma reunião com membros do Ministério Público e das barcas para discussão de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre o acidente desta quarta-feira com uma barca na Praça XV. Dezenas de pessoas ficaram feridas.
O secretário ainda comentou que montou um grupo de trabalho em junho deste ano para ver quais termos precisam ser revistos nos contratos de concessão. Osório e a CCR Barcas negaram nota do Ancelmo Gois, do jornal “O Globo” sobre intenção de venda da concessão das barcas.