Os sintomas da covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, podem variar de leves a graves. Os mais comuns incluem febre, tosse seca ou falta de ar, mas há outras indicações de que você pode precisar fazer o teste ou conversar com seu médico.
Nem todas as pessoas apresentam os mesmos sintomas, e a ordem em que aparecem pode variar. Algumas pessoas não apresentam sintomas – o que os especialistas em saúde chamam de casos “assintomáticos” – mas ainda assim podem espalhar o vírus para outras pessoas.
Embora esta lista não inclua todos os sintomas possíveis, ela inclui o que os médicos e especialistas em saúde determinaram ser os mais comuns. Alguns desses sintomas coincidem uns com os outros . Os sintomas de uma infecção por coronavírus podem surgir de dois a 14 dias após a exposição ao vírus.
Febre, tosse ou falta de ar são os sintomas de maior frequência de covid-19. De acordo com um estudo de sintomas em cerca de 11.000 pacientes adultos covid-19 , pelo menos um desses sintomas foi relatado em 93 por cento dos casos.
A febre pode ser a primeira indicação de que você tem uma infecção por covid-19, de acordo com um estudo recente que analisou o início dos sintomas.
A febre em si pode variar de baixo grau – talvez apenas um ou dois graus acima do normal – a perigosamente alta. Febre acima de 103 graus Fahrenheit é considerada muito alta em adultos e é um sinal de infecção grave.
Você pode sentir calafrios em que seu corpo fica frio sem motivo aparente. Pode ser uma temperatura agradável, mas você ainda está tremendo. Os calafrios são mais comuns com febre ou quando a febre está surgindo, mas nem sempre coincidem com a febre.
Tosse e falta de ar – O coronavírus é uma doença respiratória, portanto, a tosse é um sintoma comum e também pode aparecer no início da infecção. Uma tosse seca e persistente pode ser um sinalizador de que você tem covid-19.
Junto com a tosse, pode ocorrer falta de ar ou dificuldade para respirar. Covid-19 às vezes pode causar pneumonia, de acordo com Panagis Galiatsatos, um médico pulmonar e de cuidados intensivos da Johns Hopkins.
A pneumonia ocorre quando “os sacos de ar nos pulmões se enchem de fluido, limitando sua capacidade de absorver oxigênio e causando falta de ar, tosse e outros sintomas”, escreve Galiatsatos .
A falta de ar causada por covid-19 pode ser leve ou grave o suficiente para exigir tratamento com oxigênio suplementar ou ventilador.
Fadiga ou dores musculares
Às vezes, a única indicação que você pode ter de uma infecção viral é uma sensação geral de mal-estar, ou o que os médicos chamam de fadiga – uma exaustão persistente que não é resolvida dormindo mais.
Em casos extremos, as pessoas que sofreram de covid-19 descrevem que mal têm energia para andar até o banheiro ou para a cozinha pegar um copo d’água. Algumas pessoas relatam dores musculares ou dores generalizadas sem outra razão aparente.
Fadiga e dores também foram relatadas pelos chamados “long-haulers” do covid-19, que continuam a apresentar sintomas da doença por semanas ou meses após serem infectados.
Dor de cabeça, olfato, paladar
Dor de cabeça é o sintoma neurológico mais comum em covid-19.
Outros sintomas neurológicos menos comuns podem incluir fraqueza muscular, formigamento ou dormência nas mãos e pés, tontura, confusão, delírio, convulsões e derrame, de acordo com a Harvard Medical School .
A perda do olfato ou paladar está tipicamente ligada aos primeiros sintomas de infecções respiratórias superiores – incluindo cepas anteriores de coronavírus – porque o vírus danifica os bulbos olfatórios que estão envolvidos no sentido do olfato.
Parece ser mais comum em pessoas que têm covid-19 e é possível perder o olfato ou o paladar sem apresentar outros sintomas.
Richard Doty, diretor do Centro de Cheiro e Gosto da Universidade da Pensilvânia, disse ao The Washington Post que certas distorções, incluindo uma que faz com que tudo tenha um odor fecal, pode tornar os alimentos e bebidas comuns repulsivos, porque o sabor está ligado ao sentido de cheiro. “Até a água pode se tornar desagradável”, disse ele.
As distorções são mais comuns em pessoas que estão se recuperando do covid-19 e começando a recuperar o cheiro, de acordo com Justin Turner, diretor médico do Centro de Cheiro e Sabor do Centro Médico da Universidade de Vanderbilt.
Carganta, congestão ou coriza
Dor de garganta, congestão ou nariz escorrendo são menos frequentemente associados ao covid-19, mas eles ainda ocorrem em casos suficientes para que os Centros de Controle e Prevenção de Doenças os incluam em sua lista.
O nariz escorrendo foi relatado por cerca de 7% dos pacientes adultos no estudo de frequência dos sintomas , enquanto a dor de garganta foi relatada por 35%. Pode ser difícil determinar se esses sintomas são resultado de covid-19 ou algo mais benigno, como alergias.
Mas as alergias, que são uma reação exagerada do sistema imunológico a partículas estranhas, não desencadeariam coisas como febre, dores musculares ou calafrios , de acordo com Sally Joo Bailey, uma alergista da Allergy Associates of Northern Virginia em Arlington. Esses são os sinais clássicos de uma infecção viral, como covid-19.
Problemas de estômago
Estudos descobriram que cerca de metade dos pacientes com coronavírus apresentam pelo menos um sintoma gastrointestinal, que pode incluir perda de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e dor ou desconforto abdominal.
No estudo da frequência dos sintomas , diarreia foi o sintoma relacionado ao gastrointestinal mais comum em adultos, e dor abdominal foi o menos comum.
O aumento potencial de infecções por coronavírus no inverno pode coincidir com outro grande evento de saúde pública: a gripe sazonal. Aqui está o que você precisa saber. (The Washington Post)
Uma diferença fundamental é a transmissividade: o coronavírus se espalha mais facilmente do que a gripe. As autoridades de saúde pública encorajaram todos a se vacinarem contra a gripe este ano para ajudar a evitar uma temporada de gripe forte sobreposta a uma pandemia – e ter tomado uma vacina contra a gripe também pode ajudar a descartá-la se você começar a sentir qualquer um desses sintomas.
Em última análise, os médicos infecciosos dizem que a maioria das pessoas não consegue dizer que doença tem . Os sinais de alerta comuns para ambos incluem febre, tosse, calafrios e falta de ar.
O único sintoma comum com covid-19, mas não com a gripe, é a perda do paladar e do olfato. Mas nem todo mundo com covid-19 apresenta esse sintoma, e os especialistas alertam que alguém com alergia ou resfriado também pode ter dificuldade para cheirar porque está com o nariz entupido.
Na ausência de perda de paladar ou olfato, a maioria dos pacientes precisará de um cotonete nasal para obter um diagnóstico adequado.