Os registros de criminalidade diminuíram no Distrito Federal pelo segundo mês consecutivo. A prevenção e o aumento da produtividade policial tiveram como resultado, por exemplo, queda de 34,9% nas tentativas de homicídios e de 44,2% nos roubos a transporte coletivo em fevereiro, quando comparados ao mesmo mês de 2014.
“Isso é resultado de uma presença mais efetiva da polícia nas ruas. Vamos continuar com as ações do Pacto pela Vida, com as ações de integração das forças de segurança, para garantir à população de Brasília uma segurança cada vez melhor”, assegurou o governador Rodrigo Rollemberg. Logo no início do ano, ele determinou o aumento dos efetivos nas ruas, com a diminuição de pessoal lotado em serviços administrativos.
A medida possibilitou incremento de mais 590 policiais militares, que deixaram os serviços burocráticos e passaram a atuar diretamente nas ruas, mesma mudança pela qual passaram mais de cem bombeiros militares e mais de 60 agentes de trânsito.
“A redução dos crimes contra o patrimônio certamente diz respeito ao aumento do efetivo de policiais nas ruas, à mudança de algumas rotinas de tarefas na Polícia Civil, e à articulação das ações da Polícia Militar com a Polícia Civil”, explicou o secretário da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade.