Notibras

Selma do Coco, 85 anos, é enterrada ao som de frevo

Selma do Coco, 85 anos, Patrimônio Vivo de Pernambuco, foi sepultada neste domingo 10 no Cemitério de Guadalupe. Ela morreu no sábado 9, de falência múltipla dos órgãos. O velório foi no Clube Vassourinhas. Os últimos 20 dias de vida dela foram sobre uma cama no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. A despedida foi ao som de hinos do carnaval pernambucano e cantorias.

A cantora e compositora pernambucana deu entrada no hospital após ter fraturado o fêmur em uma queda no banheiro de casa. Minutos antes da morte, Selma teve uma parada cardíaca, chegando a ser reanimada, mas não resistiu. À noite, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos, no Instituto Médico Legal de Pernambuco.

Segundo nota do hospital, o procedimento foi necessário por Selma ter sido internada após sofrer uma queda. Foi investigado se essa queda estaria relacionada à morte. Durante a semana a cantora foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), onde passou por uma bateria de exames que detectou uma infecção urinária. Na quinta-feira (23), ela passou por uma cirurgia para correção da fratura. Desde então, vinha sendo tratada com diálise, após complicações nos rins.

O governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife divulgaram notas de pesar pelo falecimento da artista. “Como nosso Patrimônio Vivo, Dona Selma continuará sendo uma grande referência da cultura de Pernambuco, por sua alegria contagiante, por sua fidelidade às raízes e à expressão mais profunda do nosso povo. Dona Selma levou toda essa riqueza a diversos países, mostrando a diversidade e a resistência da cultura das pernambucanos e dos pernambucanos. Expresso as minhas sinceras condolências aos seus familiares e amigos”, diz o comunicado assinado pelo governador Paulo Câmara.

“Dona Selma do Coco, que sempre nos trouxe alegria e bom humor com sua música, agora nos deixa saudade. Nossa última homenageada no São João do Recife e eterno Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Deixo aqui minha solidariedade a todos os familiares e amigos de Dona Selma”, afirmou, por meio da nota, o prefeito Geraldo Julio.

Sair da versão mobile