Raro selo valioso reaparece 61 anos após ser furtado nos Estados Unidos
Publicado
emUm raro selo que havia sido furtado em 1955 foi devolvido nesta quinta-feira (2) às autoridades locais de Nova York, nos Estados Unidos. No entanto, o mistério sobre o que aconteceu não foi resolvido.
O objeto, de valor de 24 centavos de dólar na época, é um dos selos famosos da série Inverted Jenny. Ele e outros três exemplares haviam sido furtados em uma convenção na Virgínia, há 61 anos.
Hoje, durante a exposição World Stamp Show, o colecionador Ethel McCoy, que herdou os selos furtados de seu avô na Irlanda do Norte, acompanhou quando o selo foi entregue aos responsáveis pela Sociedade Filatélica Americana, que fica na Pensilvânia.
O Inverted Jenny é considerado o selo mais famoso dos EUA. Um total de 100 selos da série foram impressos em 1918. Por um erro de impressão, eles mostram um avião de cabeça para baixo.
Dos quatro furtados, três já foram recuperados. O selo que foi devolvido e doado pelo proprietário é o número 76 da série. Ele apareceu em uma casa de leilão em Nova York em abril, em circunstâncias não reveladas, e imediatamente foi posto sob custódia do FBI (a polícia federal dos EUA).
O selo pode valer centenas de milhares de dólares. Um outro exemplar da série foi leiloado recentemente por US$ 1,175 milhão.