Notibras

Sem acordo com a prefeitura, professores farão nova paralisação

Professores da rede municipal decidiram fazer uma nova paralisação de 24 horas na próxima segunda-feira (7). Representantes do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) participaram de uma audiência de conciliação com a prefeitura no Tribunal de Justiça (TJ-RJ), mas não houve acordo sobre o corte de ponto da categoria.

As aulas haviam sido retomadas na última segunda-feira (30), após 47 dias de greve. O sindicato reclama ainda que a secretaria de educação cancelou uma reunião que estava marcada na semana seguinte à audiência no TJ-RJ.

Já a prefeitura informou que só voltará a se reunir com o Sepe quando não houver ameaça de paralisação. A secretaria disse ainda que o corte de ponto é uma medida legal desde que o movimento foi considerado abusivo pela Justiça, em maio de 2014.

Greve suspensa

Os professores das redes municipal e estadual do Rio de Janeiro decidiram suspender a greve unificada iniciada no dia 12 maio. A decisão foi tomada em assembleia do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), na tarde de sexta-feira (27), no Clube Hebraica, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.

A decisão aconteceu após deputados da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovaram um reajuste salarial de 9% para professores das secretarias estaduais de Educação e Cultura, além de servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). O aumento é maior do que o previsto anteriormente, de cerca de 7%.

Os deputados aprovaram também a garantia da anistia e o fim dos inquéritos administrativos abertos contra mais de cem professores que faltaram ao trabalho por mais de 10 dias consecutivos, ao aderir à greve iniciada em maio de 2014.

Sair da versão mobile