Alunos do Centro Educacional 416 de Santa Maria estão sendo obrigados a assistir aulas sentados no chão. É que as cadeiras estão quebradas e jogadas no pátio externo, servindo de habitat para ratos, baratas e mosquitos da dengue.
Os estudantes dizem também que faltam assentos para canhotos e que a direção da escola já solicitou 50 novas unidades para a instituição, sem resposta.
De acordo com os alunos, o entulho só aumenta há um ano. “Muito descaso, pouco não, muito”, disse o presidente do grêmio estudantil, André Luiz Alves Ramos. Canhoto, ele reclamou também da falta de cadeiras adaptadas. “Eu tenho problema de coluna desde pequeno. Para mim, faz diferença.”
A direção disse que pediu a retirada do entulho, para evitar acidentes e o surgimento de animais e insetos, mas tudo continua empilhado. Também afirmou estavam previstas as construções de uma cozinha, para atender os alunos do ensino integral, e a cobertura da quadra de esportes.
As obras, de acordo com a direção, deveriam ter começado no segundo semestre do ano passado, o que não ocorreu. A secretaria diz que técnicos vão visitar o centro educacional até sexta para verificar as condições da escola.