Notibras

Sem esperança não há como viver e chegar ao porto que nos espera

Muitos são os perigos que enfrentamos no mundo. Muitas são as pessoas que se tornam perigosas para nossa integridade e para sua própria. E por que isso ocorre? Bem, se fossemos enumerar os motivos que levam uma pessoa a tais extremos, provavelmente escreveríamos milhares e milhares de páginas… e dificilmente chegaríamos a um consenso…

As pessoas têm inúmeras personalidades. A cada momento vivem uma nova identidade. Que se enquadra ao ambiente em que se encontram. Quando a Bíblia narra uma passagem de Jesus, onde Ele expulsa uma legião de demônios do corpo de um possuído, Ele está reestabelecendo a identidade original de seu paciente… sim, Jesus está exercendo a função de um psiquiatra, cuidando da mente deturpada do mesmo…

Já deu para ver que somos uma verdadeira caixa de surpresas, não é mesmo? O mito de Pandora também fala sobre isso. Quando a caixinha é aberta e todos os medos da humanidade se espalham, a leitura é a mesma do episódio do Evangelho… com a diferença que Pandora não tem condições para lidar com isso…

O mais perigoso de todos os sentimentos humanos é o Medo… ou melhor , a falta dele. Quem nada teme na verdade teme tudo… porque, a muito, a Esperança deixou de fazer parte de sua vida. Aquela pessoa destemida, que enfrenta tudo sem temor algum, na verdade está desprovida de qualquer tipo de sentimento de auto preservação… porque nada espera da vida…

A bússola que nos guia pela nossa estrada usa sempre a Esperança como norte. Se ela não está presente em nossa alma, ficamos sem rumo… nada mais faz sentido em nossa jornada. Estaremos caminhando a esmo, sem vislumbrarmos um Porto Seguro… porque, em nossa visão, esse Porto simplesmente não existe…

Temos vários Portos a nossa espera, onde conseguiremos descansar da labuta diária… não importa em que acreditamos, mas temos que acreditar em algo. Pois é essa crença que nos fará fortes, mesmo nos momentos de medo, de agonia… e todos nós passamos por isso em nossa vida. Mas aquele que a muito deixou de crer em tudo, não consegue perceber o Mundo ao seu redor… enfrentará tudo e todos, sem se importar com sua integridade… porque, para ele, nada faz sentido…

É possível ajudar alguém que se encontra nesse ponto? Claro que sim… ele precisa acreditar na vida, em primeiro lugar. E essa é a parte mais difícil… porque a pessoa não se vê como alguém que não percebe o Mundo… na verdade, para ela, o que faz é defender aqueles que estão ao seu redor… porém, se você não consegue proteger sua própria integridade, não estará protegendo ninguém… porque a segurança daqueles que você ama pede que se proteja em primeiro lugar… só assim poderá garantir a segurança dos outros…

Sim… temos que dar as mãos para a Esperança… pois ela, e somente ela, nos possibilitará cuidar de nossos entes queridos e nós mesmos… afinal, estaremos sempre esperando a Luz do Sol brilhar no firmamento depois de uma noite sombria…

Sair da versão mobile