O ano de 2022 será marcado na educação pública do Distrito Federal por um projeto pedagógico focado na recuperação das aprendizagens, no letramento e na matemática básica. O primeiro passo, para tanto, será dado entre 7 e 11 de fevereiro, quando começa a tradicional Semana Pedagógica – em que os profissionais de educação se reúnem nas escolas, sem a presença dos estudantes, e recebem todas as informações, diretrizes e metas a serem perseguidas ao longo do ano.
Neste ano, a Semana terá uma programação voltada ao diálogo, de forma virtual. A Secretaria de Educação disponibilizará um link de acesso ao material de apoio, que está dividido por etapa/modalidade. O material é composto com sugestões de estratégias pedagógicas voltadas ao acolhimento, formação continuada e planejamento das atividades a serem realizadas ao longo do ano.
A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, estará presente nas ações virtuais e ressalta a importância da participação dos educadores para que o planejamento seja ainda mais eficaz. “A Semana Pedagógica identifica os principais desafios das escolas e ajuda os profissionais a pensarem em soluções que beneficiem os estudantes”, explica a secretária.
Programação
Além do planejamento do ano letivo, a Semana Pedagógica incentivará os educadores a terem ainda mais criatividade e inovação. O encontro virtual Um Novo Tempo é um exemplo de ação motivadora. Vai ocorrer nos dias 9 e 10 de fevereiro e estão programadas palestras com o dr. Anthony Portigliatti, da Flórida Christian University, nos Estados Unidos; com Luiz Felipe Pondé, da PUC de São Paulo; e com Leandro Karnal, da Unicamp, também em São Paulo.
As palestras serão transmitidas pelo YouTube da Secretaria de Educação. Os horários podem ser consultados clicando aqui, onde também pode ser conferida a programação completa. O evento não ficará gravado para exibição posterior.
Comunidade escolar unida
Para esta edição, o tema é “Um novo tempo, re(construindo) sonhos e avivando esperanças”, pois reflete os dois últimos anos letivos desafiadores que a educação teve que enfrentar por conta da pandemia do covid-19. E o símbolo é o girassol. Quando a flor não consegue luz solar por algum motivo, busca apoio em outros girassóis. A metáfora reflete a força que a união da comunidade escolar teve e tem para encarar as dificuldades dos novos tempos.
Tendo em vista o estado atual da pandemia, a Secretaria de Educação solicitou a todas as escolas do DF que não realizem a Semana Pedagógica de forma a incentivar aglomerações.
Reuniões e atividades coletivas devem acontecer no formato online, por meio de encontros em plataformas digitais. A Secretaria ressalta, ainda, que a organização física das escolas para o recebimento dos alunos no início do ano letivo, em 14 de fevereiro, também deve acontecer de forma a evitar aglomerações e respeitando o distanciamento social.
Os protocolos já estipulados pelas autoridades de saúde, como o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social devem prevalecer durante todas as atividades da Semana Pedagógica.