Brasil de todos
Senado instala frente para combater racismo
Publicado
emO Senado instala nesta terça-feira (11) a Frente Parlamentar Mista Antirracismo (FPMA). Na sequência, a eleição de membros do colegiado, que contará com a participação de deputados e terá como coordenador o senador Paulo Paim (PT-RS). De acordo com o parlamentar gaúcho, a criação e funcionamento da Frente configuram um ato concreto na luta contra o racismo. Segundo Paim, o respeito aos direitos e às garantias fundamentais desse segmento da população será uma das principais metas do colegiado.
“Queremos o bem de todos, sem preconceitos e quaisquer formas de discriminação, como reza a Carta Maior do Brasil. A Frente nos guiará e norteará os caminhos, de modo a facilitar a continuidade de nossa luta por uma sociedade mais justa, solidária e humana”, acrescentou o senador. A resolução que originou a Frente Parlamentar estabelece que o grupo terá, entre outras finalidades básicas, a promoção de debates e iniciativas sobre políticas públicas e outras medidas que busquem efetivar a igualdade racial prevista na Constituição. O colegiado contará com a participação dos mais diversos representantes da sociedade.
Marcadas preferencialmente para as dependências do Senado, as reuniões, no entanto, poderão ser agendadas para outros locais, desde que haja necessidade ou conveniência dos integrantes. A instalação da Frente será realizada às 11h, na sala 2 da ala Nilo Coelho. O problema do racismo é sério. Os dados mostram que a igualdade racial ainda está longe de ser alcançada. Os dois primeiros meses de 2023 registraram 1.433 violações, mais do que o dobro da quantidade de denúncias de todo o primeiro semestres de 2022, quando foram registradas 603.