A Praça Tiradentes, no Centro do Rio, será palco neste sábado (23), a partir do meio dia, de sete shows para comemorar o Dia Nacional do Choro. O evento encerra o 7º Festival Nacional de Choro, que nesta edição homenageia os 70 anos do compositor, pianista e arranjador Cristovão Bastos.
Participam da série de shows o homenageado Cristóvão Bastos, o grupo Só Alegria, a dupla Mauro Senise e Gilson Peranzzetta, Adelson Viana e Kiko Horta, Furiosa Portátil e os convidados Jorge Cardoso, do Ceará, e Fernando César, de Brasília.
O homenageado
Cristóvão Bastos é considerado um dos mais refinados pianistas, compositores e arranjadores do país. Ele começou sua carreira profissional tocando acordeon em 1961. Tornou-se parceiro de nomes como Chico Buarque, Paulo César Pinheiro, Aldir Blanc, Abel Silva, Paulinho da Viola e Elton Medeiros.
Uma de suas canções mais consagradas é Resposta ao Tempo, composta em parceria com Aldir Blanc e que se tornou sucesso na voz de Nana Caymmi. Outros sucessos foram gravados por Paulinho da Viola, João Nogueira, Ney Matogrosso e Barbra Streisand, entre outros.
O festival
As atividades desta sétima edição do Festival Nacional do Choro tiveram início na segunda-feira, com a realização de workshops, palestras e depoimentos. Os eventos reuniram cerca de 60 artistas e professores da área.
Na terça-feira (19), a Casa do Choro inaugurou o “Espaço Dino, Meira e Canhoto”, no último andar do prédio, localizado na Rua da Carioca, 38, no Centro do Rio. A partir de maio, a casa anuncia sua programação fixa para o ano de 2016, com 230 apresentações já confirmadas.
Confira abaixo a programação dos shows que encerram o festival:
Local: Praça Tiradentes
12h: Jorge Cardoso (CE)
13h30: Fernando César e Regional (DF)
15h: Só Alegria (RJ)
16h30: Mauro Senise e Gilson Peranzzetta (RJ)
18h: Adelson Viana e Kiko Horta – Homenagem a Dominguinhos
19h30: Cristovão Bastos, Luciana Rabello e Mauricio Carrilho (RJ)
21h: Furiosa Portátil (RJ)