Comprar um móvel e abrir mão de um montador profisional é comum entre casais. Dá trabalho, claro, mas serve até como uma terapia. Os manuais costumam ser confusos, as ferramentas são poucas e a falta de prática dificulta.
Para evitar problemas maiores, seguem algumas dicas:
Comece por um pequeno e com poucas peças como uma prateleira simples, um nicho ou uma mesa de centro e, se necessário, peça ajuda.
Atenção: quanto maior o número de peças, maior o grau de complexidade, o que pode exigir o serviço de um profissional da área.
Tire relógios, alianças e outros adornos e prenda os cabelos, se eles forem compridos. Utilize equipamentos de proteção, como óculos e luvas, e procure transportar ou levantar objetos pesados com ajuda de mais alguém.
Se houver um manual, leia atentamente. E se as instruções forem pouco explicativas, entre em contato com a fabricante. Não faça o serviço correndo: reserve um tempo para a montagem, pois ela pode demorar.
Comece e finalize o trabalho, se possível, no mesmo dia para não correr o risco de perder ou estragar as peças.
Trabalhe em um local plano e limpo, com espaço suficiente para movimentar as peças e transitar ao redor do móvel. No caso de itens grandes, como guarda-roupas, monte no cômodo onde ele será usado, para evitar arranhões durante o transporte.
Se possível, planeje uma bancada de apoio para alicate, martelo e afins. E leve a sério o manual
Abra as embalagens dos volumes na sequência indicada pelo manual. Confira as peças e as ferragens (parafusos, pregos, dobradiças, corrediças etc.) e cheque se você tem todas as ferramentas que as instruções indicam.
Separe as peças de acordo com os passos descritos.
Siga cada etapa na ordem recomendada: alguns móveis trazem numerações ou marcações nas peças que indicam a posição e a forma de encaixe exata, então, esteja atento! Ao iniciar uma nova fase, confira o que já foi feito para garantir a junção correta das partes.
Aperte os parafusos só até travar, para que não espanem ou estraguem a madeira.
Terminou de montar? Antes de posicionar o móvel, use um nível para verificar se a peça não está torta.