As autoridades sérvias apresentaram um pedido ao comando da missão Força Kosovo da Otan para o envio de um contingente limitado do exército sérvio e para “acalmar” a força policial em Kosovo e Metohija, informou a TV sérvia nesta sexta-feira, 16.
De acordo com a emissora nacional, um pedido do governo sérvio compreenderia mil membros das forças de segurança sérvias sob a resolução 1244 do Conselho de Segurança da ONU. Sérvios e kosovares estão em rota de colisão desde a semana passada.
A crise em torno de Kosovo se aprofundou nas últimas horas, quando Pristina (capital de Kosovo) supostamente apresentou um pedido de adesão à União européia, por meio da República Tcheca.
O pedido vem em meio a tensões crescentes na parte norte da região, quando os sérvios que vivem no Kosovo começaram a montar barricadas no sábado para evitar a passagem de kosovares para determinadas áreas. Eles estão protestando contra a prisão de Dejan Pantic, um ex-policial que deixou o cargo no mês passado e foi preso pelas autoridades kosovares.