A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) promoverá neste sábado (18), das 9h às 12h, encontros em homenagem ao Dia da Mulher, de forma simultânea, nas três estações da Cidadania – duas em Ceilândia Norte e uma no Recanto das Emas – e nas duas praças dos Direitos – uma em Ceilândia e outra em Itapoã. Os eventos são abertos à comunidade.
Palestras, apresentações artísticas, torneios esportivos, serviços de beleza e cuidados com a saúde são algumas das atividades que estarão disponíveis. Para as crianças, brinquedos infláveis, recreação, pula-pula e algodão-doce.
Durante o evento, as participantes vão confeccionar um painel com histórias de luta e resistência de mulheres, referências marcantes da história do Brasil, onde poderão incluir suas próprias vivências.
“Reforçar a alegria, a socialização e o respeito à mulher em locais de alta vulnerabilidade social do Distrito Federal é garantir apoio à autoestima de todas elas”, destacou a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani. “Mulher tem que ser homenageada todos os dias, e a Sejus trabalha para proporcionar qualidade de vida, apoio e pertencimento.”
A organização do evento é da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial da Sejus, que desenvolve projetos, atividades, eventos e ações às comunidades mais vulneráveis do Distrito Federal. Todas as ações ocorrem por meio da mobilização de voluntários de cada uma das cidades. A Sejus é responsável pelos cinco locais designados para ações sociais.
Nas praças dos Direitos são desenvolvidas ações para a população nas áreas de educação, saúde, profissionalização, esporte, cultura e lazer, além de promoção da cidadania e desenvolvimento social.
As estações da Cidadania, também denominadas pracinhas da Cultura, foram instituídas enquanto programa de promoção da integração de políticas distritais e nacionais nas áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente, assistência social, justiça, segurança, paz social, lazer, formação profissional e tecnológica, por meio de voluntariado.