Notibras

Servidores do Judiciário fazem ato no Congresso por derrubada de veto a aumento

Servidores do Judiciário fizeram nesta terça (18) manifestações em frente ao Congresso Nacional pela derrubada do veto ao projeto que reajusta os salários da categoria. Eles se juntaram, no mesmo local, aos trabalhadores ligados à Força Sindical que pediam a aprovação do projeto que corrige o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Contrários ao veto da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que reajusta os salários dos servidores do Poder Judiciário em até 78,56%, os trabalhadores do Judiciário ocuparam o espelho d’água em frente ao Congresso Nacional, pedindo a derrubada do veto.

Na quinta-feira passada (13), os servidores do Judiciário rejeitaram uma proposta do Supremo Tribunal Federal (STF), enviada ao Palácio do Planalto, que propunha reajustar os salários em 41,47% e decidiram manter o pedido de derrubada do veto. Um dia antes, o presidente do STF, Ricardo Lewandowski disse que enviará a proposta ao Congresso Nacional.Mas, os trabalhadores querem que o veto seja apreciado amanhã, quando está marcada uma sessão deliberativa do Congresso Nacional para apreciar vetos presidenciais.

Ao vetar a proposta, a presidenta justificou que a aprovação do projeto seria inconstitucional e contrária ao interesse público. “Sua aprovação [do projeto] geraria impacto financeiro de R$ 25,7 bilhões para os próximos quatro anos, ao fim dos quais passaria dos R$ 10 bilhões por exercício. Um impacto dessa magnitude é contrário aos esforços necessários para o equilíbrio fiscal na gestão de recursos públicos”, argumentou Dilma, ao justificar o veto.

Sair da versão mobile