Operação Peso Pesado do Procon autua sete restaurantes no Centro
Publicado
emNesta quarta-feira (15) fiscais do Procon realizaram a operação Peso Pesado no Centro do Rio. Durante a fiscalização que vistoriou 10 estabelecimentos, sete restaurantes de comida a quilo foram autuados e mais de 40kg de alimentos impróprios ao consumo foram descartados.
Os fiscais encontraram um gato no estoque seco do restaurante Tempero Carioca, na Rua Sete de Setembro, onde foram descartados 3kg e 500g de alimentos sem determinação de prazo de validade.
Das cinco unidades vistoriadas do restaurante Pilograma, três apresentaram irregularidades: a da Rua da Quitanda, a da Rua da Carioca e a da Rua do Rosário. Nesta última, os fiscais encontraram 9kg e 100g de filé de costela vencida e 650g de língua bovina sem especificação do prazo de validade.
No Expresso Point, da Rua da Alfândega, os fiscais encontraram 10kg de linguiça vencida. O restaurante Planos e Papos da Rua Beneditinos também armazenava produtos vencidos. Um quilo de doce de beijinho estava vencido desde março deste ano. Já a validade do cajuzinho encontrado havia acabado no mês passado.
Não apresentaram irregularidades os seguintes estabelecimentos: Restaurante Vegetariano Vegecoop (Rua da Carioca, 54-A); Pilograma (Rua Buenos Aires, 340) e Pilograma (Rua Nilo Peçanha,11).
Balanço da Operação Peso Pesado
– Tempero Carioca (Rua Sete de Setembro, 194): Sem especificação de validade: 500g de linguiça, 1kg de carne assada, 2kg de língua bovina. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência de paletes (refrigerantes e batatas no chão).
Presença de animal (gato) no estoque seco.
– Pilão de Pedra (Rua do Acre, 37/39): Produtos sem especificação: 400g de presunto, 150g de queijo coalho, 5 kg de camarão, 5 kg e 500g de peixe. Três lixeiras estavam abertas e sem tampa na cozinha. Ausência do Livro de Reclamações.
– Pilograma (Rua da Quitanda, 95): Ausência de paletes. Produtos armazenados diretamente no chão. Os fiscais deram um prazo de 15 dias para apresentação do certificado de potabilidade da água.
– Pilograma (Rua da Carioca, 53): Na cozinha havia pisos quebrados, ralos abertos, azulejos do tanque e paredes quebradas. Determinada a limpeza de pisos, teto e utensílios imediatamente e dado prazo de 30 dias para reforma. Certificado de limpeza da caixa d’água estava vencido em 11/04/2015. Ausência do CDC para consulta. Ausência do certificado de dedetização.
– Pilograma (Rua do Rosário, 172): Havia 9kg e 100g de filé de costela vencida e 650g de língua bovina sem especificação de validade. Uma lixeira estava sem tampa.
– Expresso Point (Rua da Alfândega, 80): Havia 10kg de salsicha vencida e 860g de peito de peru, 900g de milho, 3kg e 200g de arroz sem especificação de validade. Ausência do Livro de Reclamações.
– Planos e Papos (Rua Beneditinos, 20): Produtos vencidos: um pacote de 500g de espaguete instantâneo, um pacote de 500g de yakisoba, 1 kg de sobremesa láctea com coco (beijinho) desde março, 1kg de sobremesa láctea com amendoim (cajuzinho) desde junho. Duas lixeiras estavam abertas e sem tampa na cozinha.