Curta nossa página


Tensão na Ásia

Seul e aliados de sobreaviso após novo míssil de Kim

Publicado

Autor/Imagem:
Antônio Albuquerque, Edição - Foto Reprodução

A Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão realizaram exercícios de defesa antimísseis nas águas internacionais do Mar do Leste em um esforço para fortalecer a dissuasão contra ameaças nucleares e de mísseis norte-coreanas, disse a mídia sul-coreana nesta segunda-feira, citando a marinha do país.

Cada país participante enviou um contratorpedeiro equipado com o sistema Aegis para os exercícios focados em detectar e rastrear um alvo de míssil balístico simulado por computador e compartilhar informações relacionadas, disse a agência de notícias local.

“Esta foi uma oportunidade para fortalecer a cooperação de segurança entre o Sul, os EUA e o Japão contra o avanço das ameaças nucleares e de mísseis do Norte, e firmar as capacidades de nossa Marinha para responder aos lançamentos de mísseis balísticos”, disse um oficial da Marinha sul-coreana em o relatório.

No início do dia, a Coreia do Sul e os EUA também realizaram exercícios aéreos em grande escala envolvendo mais de 100 aeronaves, acrescentou a mídia.

No sábado, autoridades de segurança sul-coreanas, americanas e japonesas declararam em um comunicado conjunto que haviam discutido a regularização de exercícios militares conjuntos para deter e responder às ameaças nucleares e de mísseis de Pyongyang. A declaração foi feita depois que a agência de notícias estatal norte-coreana informou que o novo tipo de míssil balístico intercontinental Hwansong-18 foi testado sob a supervisão do líder norte-coreano Kim Jong Un.

O míssil foi lançado em direção ao Mar do Japão, voando cerca de 1.000 quilômetros (621 milhas) e pousando fora da zona econômica exclusiva do Japão na última quinta-feira. O lançamento levou as autoridades japonesas a emitir uma ordem de evacuação para os residentes da ilha de Hokkaido, no extremo norte, o que teria levado à suspensão temporária dos trens de alta velocidade e do transporte rodoviário no norte do país.

O último lançamento ocorreu em meio a uma interrupção na comunicação transfronteiriça entre as duas Coreias desde 7 de abril. Foi o nono lançamento de um míssil norte-coreano este ano. Em 2022, Pyongyang lançou 37 mísseis balísticos.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.