Alguns sentimentos que podemos ter durante as nossas vidas são extremamente traiçoeiros e poderosos, nos deixando em alerta sempre que sentimos algo parecido. A angústia é uma dessas sensações. Às vezes, mesmo que a gente não se dê conta, ela começa a tomar um espaço cada vez maior em nossas vidas e nos deixa quase que sufocados com a sensação de não ter o que fazer e muito menos sem saber para onde correr.
É preciso estar atento para esse sentimento e tentar cortar esse mal pela raiz antes que ele se alastre por nosso ser de maneira forte e totalitária. Para isso, é sempre preciso conhecer a si mesmo e prestar atenção em como estão as nossas vontades e sensações. Existem dias em que realmente não acordamos bem e não existe problema algum nisso, mas caso essa sensação de angústia se repita por alguns dias, aí sim será necessário agir.
Infelizmente a angústia é uma sensação cada vez mais presente na vida das pessoas, isso porque a vida urbana nos obriga e nos condiciona a ter certas ações e rotinas que nem sempre condizem com o que realmente queremos. Somos criados acreditando que a lei básica da vida se resume em estudar, trabalhar, criar uma família e se preparar para uma boa aposentadoria enquanto a velhice se aproxima. No entanto a vida é muito mais do que isso e é preciso aproveitá-la da maneira que você mais gosta!
Lidar com a angústia se resume apenas em três passos muito simples. Então, caso você tenha se sentido assim, preste atenção e os coloque em prática o quanto antes!
Veja também as origens da angústia e saiba como evitá-la!
1 – Autoconhecimento
A primeira coisa para se libertar da angústia é conhecer a si mesmo. Dedique o tempo que for necessário para pensar em você e ouvir a voz do seu coração. Escute o seu eu mais verdadeiro e descubra o que você realmente gosta, quais coisas te fazem verdadeiramente feliz e quais são os seus objetivos mais intensos. Não se preocupe com o que os outros diriam e muito menos com julgamentos infundados. É hora de se permitir ser egoísta e pensar somente em si mesmo!
2 – Ação
Depois que você identificar as questões do tópico anterior, é hora de começar a agir! Faça tudo o que estiver ao seu alcance para mudar aquilo que te incomoda e te impede de ser verdadeiramente feliz. Não tenha medo das consequências, afinal, é para te fazer satisfeito e feliz que as mudanças são necessárias. Talvez não seja fácil e você nem saiba direito por onde começar, mas é preciso praticar alguma ação de mudança. Quando você começar a mudar, o mundo te ajudará.
3 – Manutenção e paciência
Depois que você der os primeiros passos para tirar a angústia da sua vida, provavelmente já se sentirá mais aliviado, mas é nessa hora que você não pode fraquejar e deixar de ter atenção ao que sente e ao que quer, caso contrário, você pode correr o risco de voltar para a sensação da qual fugiu. É preciso também saber ter paciência e lidar com as dificuldades, pois grandes mudanças não acontecem da noite para o dia, elas exigem uma boa dose de calma e tempo.