Notibras

Silvio faz escola que pode reprovar candidato à presidência da Ordem

Brasília - 20/06/2023 O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participa da reunião do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT). Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em rápida passagem por Brasília, há 10 dias, foi-me dito, em tom de reserva, que a disputa pela cadeira de Jr sairia do campo do debate (como o programado para a noite desta terça, 22) e subiria ao ringue. Pancadaria (supõe-se que apenas verbal), literalmente.

Como há o dia da caça, também chega a hora de o caçador comemorar sua data. E esse calendário está sendo lembrado precisamente no momento em que, num ambiente já acirrado, vem à tona denúncia de suposto assédio sexual envolvendo uma das candidaturas.

Ao que se observa, quem se dispõe a concorrer à presidência da OAB no Distrito Federal não pode ter telhado de vidro. E um postulante está prestes a sofrer um duro golpe. Meu interlocutor aí da capital da República, garante que no rastro das denúncias que provocaram a demissão do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, surgem rumores de que algo idêntico está para explodir no campo em que atuam advogados.

Nos bastidores e em grupos de WhatsApp circulam conversas sobre supostas tentativas de assédio sexual que envolvem uma figura de destaque na corrida eleitoral. Embora, por enquanto, nenhuma denúncia formal tenha sido feita às autoridades competentes, o clima de tensão é significativo.

Caso as acusações ganhem corpo, o pleito, que já se desenha controverso, pode se transformar em um verdadeiro episódio digno de “Law & Order: SVU“. Com a proximidade das eleições, muitos se perguntam se o escândalo irá se concretizar ou se esses boatos serão abafados antes que atinjam a opinião pública de forma irreversível.

No alvorecer desta terça, enquanto o Sol já banhava as águas mornas da Praia de Itapuama e Brasília ainda se envolvia nas trevas, recebi um telefonema. “A situação é explosiva e qualquer nova revelação pode mudar drasticamente o cenário eleitoral”.

O silêncio dos envolvidos e a ausência de um posicionamento oficial aumentam ainda mais as especulações. Se confirmadas as denúncias, não há dúvidas de que uma candidatura estará com os dias contados. O que já se desenha é um dos maiores escândalos eleitorais da história recente da seccional brasiliense da OAB. Dito isto, se alguém vai colocar ordem na Casa, é outra história.

Sair da versão mobile