Marcus Castro, Edição
Esquecer uma criança dentro do carro pode ter consequências muito sérias. Existe o risco de que o veículo seja levado com a criança dentro ou que ela seja sequestrada. Piores ainda são os casos em que bebês são fechados em carros estacionados sobre o sol e acabam morrendo de insolação.
Para evitar todas essas situações, a Hyundai criou um sistema que alerta o motorista, por meio de sensores, sobre a presença de crianças no banco traseiro.
Quando o motorista desliga o motor e abre a porta, o painel de instrumentos exibe uma mensagem orientando-o a checar o banco de trás antes de sair do carro. Se os sensores detectarem algum movimento, o sistema acionará as luzes e a buzina do carro e emitirá um alerta para o smartphone do motorista.
A ideia da Hyundai é que essa nova tecnologia esteja presente em seus carros a partir de 2019. Nos Estados Unidos, segundo a montadora, ocorreram, desde 1994, 800 casos de morte de crianças por insolação em carros quentes – em pouco mais da metade deles, os filhos foram esquecidos no banco traseiro.
O risco de morte é particularmente elevado nessa faixa etária porque a temperatura corporal de uma criança sobe até cinco vezes mais rápido que a de um adulto.