Uma campanha de arrecadação online para custear o tratamento de uma cadela vítima de maus tratos conseguiu nesta quarta-feira duas vezes e meia a mais o valor que era objetivo. A vaquinha serve para custear o tratamento de Bela Vitória, como o animal foi chamado, que foi encontrada enterrada, somente com a cabeça para fora, no sábado, em Vera Cruz (RS).
O objetivo da arrecadação era conseguir R$ 2.350, valor estimado para o tratamento. Contudo, segundo o site da vaquinha, já foram arrecadados R$ 6.125 – e a arrecadação está prevista para durar mais 19 dias. O valor excedente, afirma a Associação Mãos e Patas, será utilizado na ONG. Para doar, clique aqui.
Segundo a médica veterinária Juliana Saueressig, que cuida de Bela, ela passou pelo menos dois dias enterradas e foi encontrada faminta e desidratada. No momento do resgate, o animal tinha 18 quilos, quando o peso normal da raça (pastor alemão) fica em torno de 30 quilos. “No mínimo 25 quilos”, diz.
“(Bela) já está bem melhor. Hoje ela começou a se virar sozinha na gaiola e procurar posição para deitar. Ontem foi a primeira vez que ela se apoiou para comer. Só não está caminhando ainda”, diz Juliana.
A médica veterinária diz que a cadela tem diversas lesões que certamente são anteriores ao caso. Bela tem um osso exposto devido a um corte, um olho perfurado que estava com miíase (larvas de mosca) e cortes na cabeça. Juliana acredita que os ferimentos sejam anteriores porque o animal estava com marcas de spray roxo, que indicam que foi utilizado um produto para evitar a miíase. Contudo, alerta a veterinária, esse produto é para uso em gado e é tóxico para cães.
Juliana afirma que o tratamento é longo e pode ser caro. Além dos remédios e de todo o tempo internada, a cadela vai precisar de duas cirurgias – uma para retirada do olho perfurado e outra para castração.
O resgate e tratamentos do animal foram assumidos pela Associação Mãos e Patas, da própria cidade. Contudo, a entidade afirma que o animal vai precisar de cirurgias, remédios e tratamentos que podem ser caros. O valor pedido na vaquinha online foi estimado.
A Polícia Civil investiga o caso da cadela enterrada. Contudo, nenhum suspeito foi identificado ainda.