App
Socorro para pais na hora da primeira escola dos filhos
Publicado
emO primeiro dia na escola é um marco na vida de qualquer criança. O medo do desconhecido, a expectativa em conhecer novas pessoas, a inserção em um novo círculo social e a missão do aprendizado mexem com o imaginário infantil quando elas alcançam o status de estudantes.
A mudança de ambiente, da casa para a escola, às vezes, é brusca e até sofrida para alguns alunos, mas o processo de adaptação à nova realidade depende muito de quanto claramente estão divididas as responsabilidades entre os pais e a escola.
À escola cabe o dever de proporcionar uma recepção adequada para as crianças. Ainda que não estejam pela primeira vez no ambiente escolar, para os alunos, cada novo ano letivo pode gerar temores e ansiedades
Incentivar a socialização e a boa convivência com as diferenças também é responsabilidade dos educadores da escola, que além de sua função didática para preparar os estudantes à vida profissional, precisam possuir a habilidade necessária para lidar com as individualidades dos alunos e estimulá-los a fazer o mesmo.
O papel da família vai além de dar amor, carinho, acolhimento e proteção. Aos pais e responsáveis cabe também a função de transmitir os princípios éticos e morais que traçarão um caminho crucial para a formação do caráter e da personalidade das crianças. Famílias que participam ativamente da vida escolar geram cidadãos mais conscientes e mais preparados para viver em sociedade.
A formação da criança é diretamente influenciada pelos ambientes onde ela vive, o que aumenta ainda mais as responsabilidades dos adultos que a cercam, sejam eles os seus familiares ou os profissionais educadores.
“A integração e a boa comunicação entre eles é um fator fundamental e extremamente positivo para a própria criança”, conta Marcos Paulo Matias, criador de um aplicativo que integra várias funcionalidades para aprimorar a comunicação entre os pais e a escola.
“Nós entendemos a importância do contato constante entre a família e os educadores e usamos a tecnologia para fomentar essa relação de maneira mais dinâmica e eficaz. Funções como comunicador instantâneo e agenda digital facilitam a organização escolar e dinamizam o diálogo com os pais. Todos saem ganhando”, explica Matias.
O aplicativo permite às escolas um gerenciamento próprio mais eficiente. Acompanhamento pedagógico, comunicação interna e pesquisas de clima organizacional podem ser feitos por meio da plataforma online, com maior controle dos dados e nível de detalhamento. A informatização dessas rotinas administrativas, além de acelerar a obtenção dos resultados, reduz também o custo desses processos
A plataforma também pode ser utilizada como ferramenta de marketing com o objetivo de atrair, captar e fidelizar alunos e seus familiares. Cada instituição parceira recebe ainda treinamento personalizado e acompanhamento profissional durante todas as etapas de implementação da ferramenta.
Durante muito tempo, as únicas formas de comunicação entre a família e a escola eram a agenda escolar, as reuniões de pais e responsáveis e o contato telefônico em casos de emergência. Os tempos mudaram, as tecnologias foram aprimoradas e o app é um exemplo de como o relacionamento entre os pais e os educadores evoluiu.
Entre os benefícios para os pais, estão o serviço de comunicador instantâneo, a possibilidade de falar diretamente com vários setores da escola (secretaria, coordenação, professores, etc.), o controle automático de entradas e saídas, o calendário escolar e a função de geolocalização que utiliza o GPS dos smartphones para indicar quando os pais estão chegando para buscar os filhos, agilizando a liberação dos alunos e diminuindo os problemas no trânsito nos horários de entrada e saída.
“O feedback que temos recebidos das escolas parceiras e dos pais de alunos mostra que estamos no caminho certo. Os resultados a curto prazo são muito positivos, mas a longo prazo, serão ainda melhores: nossas crianças e adolescentes poderão crescer e aprender em um ambiente mais integrado e propício para seu desenvolvimento”, finaliza Matias.