A real indefinição das identidades de fantasia e realidade da vice-governadora Celina Leão (PP), e as da sua trupe, transportam o brasiliense para uma famosa obra de William Shakespeare. Sua pífia carreira política, como não poderia deixar de ser ser, é sinônimo de uma verdadeira comédia, do tipo Sonhos de Uma Noite de Verão. Uma carreira que começou a ser enterrada na sexta-feira, 17, exatas 72 horas antes da chegada do Outono.
Celina, caricata de democrata, se deixa levar pelo lado mais forte da balança, como adepta que é dos dois pesos e duas medidas. A verdade que prega é somente a dela, embora suas falas, eventualmente, soem como supostamente falsas. Foi assim mais uma vez na sexta, em entrevista ao UOL.
Como na peça do dramaturgo inglês, ela vive pesadelos que imaginava sonhos por muitos verões. Considerada verdadeira a entrevista, Celina, como se falasse a bobos da Corte, se disse uma democrata, defensora das liberdades individuais e de expressão. Não transpareceu, porém, que pisar no seu calo doi. Mas ficou claro que seu calcanhar é muito mais vulnerável daquele de Aquilles, fazendo dela uma simples mortal.
Celina se sente incomodada com as verdades transmitidas por Notibras. Vamos recordar que no domingo, 15 de janeiro, então como governadora-tampão, ela esteve na Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos. Nessa DP, registre-se, não existe plantão em fim de semana nem em feriado. Teoricamente, a delegada esteve lá a mando de alguém. Como papel aceita tudo, Celina transmitiu fantasias de quem tem cérebro de molusco. Nesse recheio de asneiras, foi dito que Notibras é um portal de notícias fake, que mascara as notícias deixando de atribuir crédito aos repórteres e colunistas.
Ledo engano – ou má fé. As matérias, logo abaixo do título, indicam que foram editadas por Redação, junto com dia e hora. É para isso que existem revisores, redatores, editores. Abaixo da foto aparece o autor do texto, seguindo-se, na mesma linha, o crédito da imagem, salvo em casos de foto de arquivo. Jornalismo sério se faz assim, às claras, diferentemente do jogo sujo e rasteiro de políticos de segunda categoria.
Coisas assim só podem sair da cabeça de Celina Leão, que se permitiu devaneios ao dizer que Notibras é um site golpista. A verdade é outra. Notibras é isento em seu conteúdo editorial, embora a maioria do seu quadro de profissionais esteja à esquerda do PCO.
A partir do depoimento de Celina Leão em pleno domingo, numa delegacia (reitere-se) onde não há plantão, foi instaurado um inquérito policial. Mas, o MP e a Justiça mataram o mal pela raiz.
Notibras não acredita em conchavo de uma autoridade policial que serve ao Estado, com uma política que visa seus próprios interesses. Nossa conclusão é a de que a delegada foi induzida a erro. Mas a correção foi feita pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário, ao negar o ato arbitrário, recheado de abuso de poder, de Celina Leão.
Esse sonho de uma noite de verão de Celina Leão virou um pesadelo. Ao pedir a prisão preventiva do diretor-editor de Notibras e tentar prejudicar parentes e amigos, a ex-governadora-tampão, agora de volta à sua segunda cadeira, fez despertar algo comparável a um vampiro sedento de sangue, por mais que esteja contaminado com o vírus da hipocrisia insana e vergonhosa.
Para evitar mais asneiras, enfatiza-se aqui que editorial não se assina. É a opinião de veículos comandados por gente que tem e preserva seus cérebros.
Início….
… e fim