Ação ousada
Submarino com coca apreendido por guarda-costeira
Publicado
emA guarda-costeira americana perseguiu, cercou e apreendeu um submarino que transportava cocaína para os Estados Unidos. A ação, tido como ‘ousada’ – um dos militares pulou do barco sobre o submarino suspeito -, aconteceu no Oceano Pacífico, dentro das águas territoriais norte-americanas, e foi registrada em vídeo.
As imagens mostram barcos da guarda costeira em perseguição ao submarino, aproximando-se dele de dois lados antes de policiais fortemente armados atacarem seu convés e começarem a bater em sua escotilha. O homem atrás da câmera grita “Vai ser difícil entrar”, antes de o primeiro oficial pular no submarino e começar a bater, com a escotilha se abrindo para revelar um dos contrabandistas colocando as mãos em sinal de rendição.
A apreensão foi apenas uma das 14 principais operações de apreensão de drogas entre maio e junho, que permitiram à guarda costeira recolher mais de 17 toneladas de cocaína, além de 420 quilos de maconha. As drogas teriam um valor de mercado de mais de 500 milhões (cerca de dois bilhões de reais). As cinco pessoas a bordo do submarino foram entregues à Agência Antidrogas. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos não indicou a origem dos traficantes.
.@VP is welcoming back the crew of CG Cutter Munro as they turn over 39K lbs of cocaine from drug seizures like this one from a semi-submersible off South America to federal agents. We will be live-streaming the offload on Facebook in a few hours. More: https://t.co/5eQRbQpxw5 pic.twitter.com/9bMRorDC4I
— U.S. Coast Guard (@USCG) July 11, 2019