Socorrendo o aliado
Submarino nuclear americano chega à península coreana
Publicado
emO USS Michigan, submarino nuclear dos Estados Unidos, está na Península Coreana para exercícios militares com seus colegas sul–coreanos. A nave ocupou as águas da região um dia depois que a Coreia do Norte lançar dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão. Esta é a primeira vez desde outubro de 2017, que os Estados Unidos enviam um submarino desta classe para a Coreia do Sul.
O porta-voz do Ministério da Defesa sul-coreano, Jeon Ha-kyu, disse a repórteres que o submarino participou do treinamento conjunto de operações especiais com a marinha sul-coreana, sem fornecer detalhes.
Em abril, os líderes da Coreia do Sul e dos Estados Unidos adotaram a Declaração de Washington que prevê o estabelecimento de um mecanismo de consulta bilateral regular sobre dissuasão estendida e planejamento estratégico. A Coreia do Sul também garantiu a promessa dos Estados Unidos de implantar prontamente “toda a força da aliança”, incluindo armas nucleares, no caso de um ataque nuclear da Coreia do Norte.
Washington também garantiu a Seul que usaria todas as medidas, incluindo armas nucleares, no caso de agressão de Pyongyang, e prometeu enviar submarinos com mísseis nucleares para a Península Coreana.