Curta nossa página


Espetáculo cósmico

Super asteroide promove eclipse em estrela mais brilhante

Publicado

Autor/Imagem:
Chimauchen Nwesu/Via Sputniknews - Foto Divulgação

As primeiras horas desta segunda-feira, 11, marcarão o início de um evento astronómico marcante, que se estenderá até às primeiras horas de terça-feira e cativará tanto os observadores do céu como os astrônomos.

Este evento apresenta a passagem de Leona, um asteroide, através da estrela luminosa Betelgeuse , criando um eclipse temporário e apresentando uma rara oportunidade para observação astronômica. Betelgeuse, uma supergigante vermelha, é a de mais alta da constelação de Órion.

O trânsito de Leona pode obscurecer total ou parcialmente a estrela. A trajetória do eclipse cruzará inúmeras regiões, incluindo Tadjiquistão, Armênia, Turquia, Grécia, Itália, Espanha, Miami, Florida Keys e partes do México. Este caminho permitirá que milhões de pessoas testemunhem o evento, que deverá durar cerca de 15 segundos.

A incerteza em torno de se Leona irá eclipsar completamente Betelgeuse, causando um apagão total da estrela, ou resultar num eclipse de “anel de fogo” , onde um anel fino e brilhante da estrela permanece visível, aumenta a excitação e o significado da observação .

Astrônomos como Gianluca Masa, o fundador do Virtual Telescope Project, estão particularmente entusiasmados com este evento. O Projeto planeja acolher um webcast ao vivo a partir de Itália, permitindo a participação global nesta rara ocorrência astronômica.

Observações anteriores, como o eclipse de Leona de uma estrela mais fraca em Setembro, permitiram aos cientistas estimar as dimensões do asteroide em aproximadamente 55 quilómetros de largura e 80 quilómetros de comprimento. No entanto, permanecem incertezas sobre os tamanhos exatos de Leona e Betelgeuse e sobre a atmosfera expansiva da estrela.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.