Após o almoço, a gurizada foi saindo de casa. Primeiro foram as gêmeas Ana Maria e Mariana, depois a Jujuba, a Taís, a Gabriela, o Diogo, a Amanda, enfim, todos, menos um, o Iago. Bem, o Iago demorou porque ele é meio guloso. Também, naquele dia tinha feijoada e o Iago adora comer o feijão da sua avó. Aliás, o Iago come de tudo, dizem que até sopa de pedra!
Depois de esperar pelo amiguinho guloso, a criançada finalmente viu surgir o Iago, que vinha coçando a barriga de satisfação.
– Ah, que feijoada deliciosa!, disse o glutão.
– Puxa, até que enfim você apareceu, Iago, protestou a Gabi.
– É mesmo, Iago. A gente só estava esperando você pra começar a reunião, disse a Jujuba.
Então, a reunião teve início com as palavras da Gabriela.
– Amiguinhos e amiguinhas, debaixo desta linda castanheira digo que a reunião comece. A pauta é o salvamento dos nossos amiguinhos gatinhos, disse a mandona.
A Mariana levantou a mão para falar. A Gabriela olhou para ela e falou para todos prestarem atenção nas palavras da colega.
– Meus amiguinhos, minha irmã e eu tivemos uma ideia para salvar os gatinhos. Olha, um de nós vai ficar vigiando a casa do Ubaldo Canastra. Quando ele sair, a gente pula o muro e entra na casa dele. Aí, a gente pega os nossos amiguinhos e fugimos, disse a Mariana.
– Boa!, concordou a Jujuba.
– Mas e se ele aparecer de repente?, quis saber o Diogo.
– Bem, é só deixar alguém vigiando a rua. Quando o Ubaldo Canastra aparecer, quem ficar de vigia avisa os que entrarem na casa, explicou a Mariana.
– Legal!, disse a Jujuba.
– É, acho que o plano das gêmeas vai funcionar, concordou a Taís.
Então, a Gabriela perguntou se todos estavam de acordo com o plano, e ninguém foi contra. A mandona continuou a falar.
– Iago, você vai ficar vigiando a casa do Ubaldo Canastra. Assim que ele sair, você avisa a gente.
– Puxa, tudo eu, tudo eu, resmungou o Iago.
– E quem vai entrar na casa?, perguntou a Amanda.
– Eu, a Aninha, a Mariana, a Jujuba e a Taís, respondeu a Gabriela.
E assim ficou acertado o plano de resgate dos quatro gatinhos. Mas como o dia foi passando e nada do Ubaldo Canastra sair de casa, a garotada resolveu brincar de queimado. E o tempo foi passando, passando, até que as mamães, os papais, as avós, os avôs, as titias e os titios foram chamando a criançada para entrar. Brincadeira só no outro dia!
*O V e último capítulo será publicado na sexta, 23