Carolina Paiva, Edição
Uma técnica terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas, ventosas, sementes e outros recursos para o tratamento de diversas doenças dos sistemas musculoesquelético, respiratório, neurológico e digestivo gamnha cada vez mais adeptos no Brasil.
Além de ser eficaz para o tratamento de obesidade, depressão e estresse, a acupuntura também pode contribuir com questões estéticas. O procedimento trabalha as energias deficitárias do organismo e, por isso, proporciona benefícios para o corpo todo e não somente aos locais de aplicação.
Antes de realizar uma sessão de acupuntura, o paciente passa por uma avaliação para averiguar o motivo de cada problema relatado. O procedimento não possui contraindicação, entretanto, pode assustar quem tem medo de agulha, mesmo que essas sejam bem finas e não causem dor.
Assim, ao invés das agulhas, é possível que o acupunturista utilize outras ferramentas de acordo com o objetivo de cada aplicação. Para tratamento de dores, por exemplo, também é muito utilizado um aparelho de magnetismo.
Especificamente em relação à estética, a acupuntura traz benefícios justamente por tratar a parte sistêmica do paciente, causando benefícios direta e indiretamente. Estrias e rugas são as principais queixas que podem ser tratadas pela técnica.
Andressa Moraes, profissional do setor, destaca que para tratamentos capilares, por exemplo, a técnica da puntura (punturar o ponto) é bastante indicada. A especialista aponta ainda que a puntura é similar a outros procedimentos já bem conhecidos na área da estética como o microagulhamento, roller e dermapen.
Entretanto, pondera Andressa, muita gente ainda desconhece os resultados que a acupuntura pode trazer em relação a tratamentos estéticos. “O objetivo da acupuntura é tratar o paciente internamente, o que, consequentemente, irá refletir em seu exterior. Procuramos descobrir as causas das queixas de cada paciente, para então tratar pontos de energia específicos”, explica.
Por fim, uma informação importante: embora não faça o paciente parar de fumar, a acupuntura pode ajudar no tratamento de fatores que levam o paciente ao vício do cigarro. A ansiedade pode ser uma causa, e o procedimento é indicado para tratar esse aspecto emocional.
A acupuntura, sustenta Andressa Moraes, também pode agir em relação ao vício, principalmente em relação às mãos, contribuindo para o paciente deixar o hábito de pegar o cigarro.