Notibras

Tamanho do dedo pode definir pessoas psicopáticas

Cientistas do Centre de Recherche Charles-Le Moyne, em Quebec, descobriram uma técnica simples para identificar um psicopata. Eles aprenderam que indivíduos cujo dedo anular é mais estendido do que o indicador podem possuir traços psicopáticos.

O estudo, publicado no Journal of Psychiatric Research, sugeriu que as tendências prejudiciais poderiam ser hereditárias. “Embora os indivíduos com tais comportamentos sejam socialmente altamente problemáticos e incorram em problemas, tal comportamento pode ser biologicamente enraizado e entendido como uma estratégia de história de vida rápida”, afirmaram.

A amostra do estudo totalizou 80 pessoas – 44 com diagnóstico de transtorno por uso de anfetaminas (AUD), transtorno de personalidade anti-social (ASPD) ou ambos, e 36 controles saudáveis. Os pesquisadores realizaram varreduras nas mãos direitas dos participantes e os submeteram a testes psicológicos, incluindo um teste para tipos de personalidade da “Tríade Negra”.

A Tríade Negra denota três características de personalidade intimamente ligadas – narcisismo (egoísmo), maquiavelismo (engano e manipulação) e psicopatia (crueldade). Pessoas com essas características são motivadas por seus próprios ganhos, com pouca consideração pelos outros.

Pontuações mais altas indicaram aumento de traços psicopáticos e antissociais. Os resultados mostraram uma correlação entre aqueles com dedo anular mais longo que o indicador, atributos antissociais e pontuações mais altas nos testes de personalidade Dark Triad.

Descobertas de estudos anteriores indicam que o comprimento do dedo de uma pessoa é afetado pelos níveis de testosterona (para homens) ou estrogênio (para mulheres) que o feto experimenta no útero. Portanto, quantidades elevadas de testosterona implicam uma proporção mais curta entre o dedo anular e o dedo indicador, enquanto uma proporção mais longa entre o dedo anular e o dedo indicador é causada por níveis mais baixos de testosterona.

“Quanto mais um participante adulto apresentava sinais de psicopatologia, mais parecia que esse adulto foi exposto a concentrações mais altas de testosterona e a concentrações mais baixas de estrogênio durante o período pré-natal da vida”, disse à imprensa Serge Brand, o principal pesquisador.

Ele alertou que uma proporção mais curta entre o dedo anelar e o indicador não é um marcador seguro de psicopatia ou características de personalidade anti-social.

O estudo revelou que os homens geralmente têm uma proporção menor entre o dedo anelar e o indicador do que as mulheres, independentemente dos atributos psicopáticos. Um dedo anular mais longo que o indicador está associado a níveis mais elevados de testosterona e se correlaciona com um melhor desempenho esportivo.

Por exemplo, uma avaliação de atletas olímpicas do sexo feminino encontrou proporções significativamente mais curtas entre o dedo anular e o dedo indicador do que a população em geral, e esta relação está associada a uma maior força de preensão e maior altura de salto em jogadores de futebol.

Sair da versão mobile