Curta nossa página


Lado B da Literatura

Tania Miranda, a transgender que vive bem e assume todos os gêneros

Publicado

Autor/Imagem:
Cassiano Condé - Foto Acervo Pessoal

Os leitores do Café Literário certamente já se depararam com as crônicas da Tania Miranda. Afinal, ela é uma das maiores colaboradas da editoria. Mas, porém, todavia, contudo, entretanto e no entanto, não estou aqui para falar sobre o seu lado escritora. Então, vamos lá, que a curiosidade do povo é descomunal.

A Tania se define como uma transgender, isto é, biologicamente, ela é homem, mas sua identidade de gênero é mulher. Meio confuso? Não para mim, que já ultrapassei a barreira das oito décadas e posso afirmar que isso não é novidade, apesar de ter gente achando que é novidade do século XXI. A talentosa escritora não virou isso ou aquilo, já que ninguém vira nada. Ela nasceu assim e continua sendo o que é. E viva a diversidade, pois o arco-íris não é bicromático.

A nossa querida escritora confessa que nunca teve queda para ser heroína e, por isso, só dá um passo quando tem certeza de que não correrá nenhum perigo. Por isso, não foi fácil expor para a família e para o mundo quem, de fato, é a Tania Miranda.

Ela, que já teve medo de apanhar do pai e ser expulsa de casa, precisou esconder sua verdadeira identidade por vários anos. Por isso, guardou para si até que decidiu revelar o seu verdadeiro eu. Parece que encontrei em Tania uma falha na própria percepção sobre si mesma. É que percebo uma heroína, enquanto ela não se vê assim.

Tania já trabalhou em fábrica de telefonia. durante a infância e adolescência, nos finais de semana, ficava no quarto perdida entre gibis, revistas e livros. Já teve desilusões amorosas, como todos nós.

Desilusões amorosas? Teve.

“Minha primeira namorada… eu tinha uns vinte anos. Durou pouco, mas me marcou para sempre. Era apaixonada por aquela ruivinha que, depois de três meses de namoro, simplesmente chegou um dia e me disse “estou indo embora para Brasília. Adeus”. E assim encerrou-se meu primeiro namoro e ficou apenas a saudade do primeiro amor… Nessa época trabalhava em uma concessionária de automóveis e até participei de uma Olimpíada de Comerciários, onde ganhei o primeiro lugar como desenhista. Até me arrisquei como compositora, mas aí era querer demais…”

“Minha segunda namorada era uma mulher divorciada, mais velha que a minha mãe… e isso é sério! Namoramos por dois anos, ela me iniciou sexualmente e tudo ia bem, até que o “amor eterno enquanto dura” se findou. Cada um para seu lado e nunca mais nos encontramos. Eu era chefe dela em uma fábrica de telefonia… a gente fabricava sistemas de comunicação.”

É verdade que a Tania Miranda é casada?

“Finalmente conheci minha cara metade, aquela que permanece ao meu lado até os dias atuais. Quando vi aquela loirinha pela primeira vez, fui fisgada. O que eu não sabia é que aquela não era a primeira vez que nos víamos… ela me escolheu para ser seu par. Nessa época eu trabalhava na área de segurança. Casamos, tivemos quatro filhos e lá se vão quarenta anos juntos. Eu não poderia ter encontrado outra pessoa que me completasse como a minha esposa. Ela sempre foi minha inspiração.”

Ih, e a Tania Miranda, onde ela entra nisso tudo? Será que a esposa da nossa querida escritora conhecia seu lado B?

“Não, claro que não! Por anos a Tania só existia virtualmente, então nunca me criou problemas em meu relacionamento. O problema começou quando precisei dar vida a ela…”

Tá, mas como isso aconteceu, escritora Tania Miranda?

“Em 2021 terminei de escrever meu primeiro livro (já havia escrito outros, mas esse foi o primeiro a ser publicado) e precisava mostrar a Tania para o mundo. Virtualmente, muitas pessoas já a conheciam, mas nunca ninguém havia visto seu rosto, por exemplo. E foi então que decidi que era hora da Tania ver a luz do dia… Não foi muito fácil…”

E a Tania ainda quer me convencer de que não é nenhuma heroína… Me poupe!

“A Tania deu o ar de sua graça primeiro no local de trabalho… quase um ano depois que meus colegas conheceram meu lado feminino, pois ia trabalhar caracterizada como tal, é que finalmente a família foi conhecer essa minha faceta. Se foi fácil? Não muito. Mas, dando um passo por vez, sem forçar nenhuma situação, hoje posso ser a Tania vinte e quatro horas por dia, tanto em meu lar como fora dele… ”

Confesso que, em mais de 60 anos de jornalismo, poucas vezes me deparei com uma história tão fascinante e corajosa como a da escritora Tania Miranda. Ela está casada há 40 anos com sua esposa, com quem tem quatro filhos. Tania, hoje em dia, vive uma vida plena. Se a família e os amigos de trabalho sabem quem ela é? Sim, e está tudo bem.

………………………………………

Cassiano Condé, 81, gaúcho, deixou de teclar reportagens nas redações por onde passou. Agora finca os pés nas areias da Praia do Cassino, em Rio Grande, onde extrai pérolas que se transformam em crônicas.

 

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.