Notibras

Teerã reage a Washington prometendo mais urânio enriquecido

Foto/Divulgação - Agência Irna

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, descreveu a decisão dos EUA de se retirar do acordo nuclear iraniano como “guerra psicológica”. Teerã, disse o líder do Irã, “cumpriu as obrigações do acordo nuclear, enquanto os Estados Unidos nunca fizeram isso.”

“Hoje (terça, 8, horário local) à noite testemunhamos uma importante experiência histórica. Nos últimos 40 anos, repetimos que o Irã é um país comprometido com suas obrigações, enquanto os Estados Unidos são um país que nunca se comprometeu com suas obrigações”, disse Rouhani em um comunicado dirigido ao povo iraniano após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã.

Ao mesmo tempo, Rouhani observou que Teerã estava pronto para retomar todas as atividades nucleares. O presidente iraniano observou, no entanto, que o país não abandonará o acordo, pois outros cinco participantes permanecem nele.

“Se atingirmos as metas do acordo em cooperação com outros membros do acordo, ele permanecerá em vigor… Ao sair do acordo, os EUA solaparam oficialmente seu compromisso com um tratado internacional”, disse Rouhani em discurso televisionado.

A economia iraniana continuará a se desenvolver após a retirada dos EUA do acordo nuclear com o Irã, prometeu. “O crescimento econômico do país continuará, o mercado continuará estável”.

O Irã também está pronto para retomar o enriquecimento industrial de urânio, disse Rouhani à nação. “Eu instruí a Organização de Energia Nuclear (do Irã) a estar pronta para tomar outras medidas, se necessário. E se surgir essa necessidade, começaremos o enriquecimento industrial sem nenhuma restrição.”

Sair da versão mobile