O maior telescópio óptico do espaço, o James Webb Space Telescope foi lançado no final de 2021 e começou a transmitir imagens em julho de 2022.
O feed não oficial do Telescópio James Webb acaba de lançar novas imagens brutas de Saturno, dando-nos uma prévia do que o telescópio espacial mais poderoso do mundo revelará em breve sobre o planeta dos anéis.
A produção final irá limpar o ruído e colorir as imagens, dando-nos uma visão melhor de Saturno do que nunca.
As imagens foram obtidas com o instrumento Webb’s Near Infrared Spectrograph (NIRSpec).
Muitas das imagens divulgadas mostram Saturno completamente branco, como uma bolha branca em um fundo preto como tinta. Mas as imagens mais interessantes mostram os anéis de Saturno iluminados enquanto o próprio Saturno permanece um cinza escuro contra a escuridão do espaço.
Isso provavelmente tem a ver com os tipos de filtros usados pelo telescópio, já que Saturno e seus anéis emitem luz infravermelha e quase infravermelha em diferentes comprimentos de onda.
Outra imagem (ou, na verdade, uma composição de quatro imagens) mostra os anéis de Saturno igualmente brilhantes, enquanto as faixas de nuvens de Saturno também são visíveis.
O cientista planetário Leigh Fletcher, da Universidade de Leicester, no Reino Unido, liderou a equipe que encomendou o trabalho. As autoridades esperam usar o instrumento NIRSpec de Webb para aprender mais sobre os anéis e luas de Saturno.
Já este ano, novas descobertas desafiaram o que pensávamos que sabíamos sobre Saturno e seus muitos satélites. Em maio, 62 satélites anteriormente desconhecidos foram descobertos em torno de Saturno, incluindo alguns de até 2,4 quilômetros de diâmetro. Saturno agora tem 145 luas oficialmente reconhecidas em sua órbita.